O Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), gerido pela Secretaria da Saúde (SES) , vai fechar o ano de 2024 com aumento significativo no número de novos pacientes cadastrados.
Conforme o balanço mais recente da unidade, de janeiro a outubro deste ano, foram cadastrados 23,9 mil novos pacientes, contra 19,4 mil cadastrados no mesmo período de 2023, o que equivale a um aumento de 23%.
Na projeção para o ano completo, de janeiro a dezembro, espera-se atingir a marca de 28,7 mil novos cadastros, o que será um acréscimo de 13% em relação a 2023 (25,3 mil novos cadastros). Isso significa que os medicamentos de alto custo, essenciais para o combate de doenças graves e crônicas, estão chegando a uma parcela maior da população.
A dispensação é feita totalmente de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Como reflexo da ampliação no atendimento, o número de medicamentos dispensados também tem crescido. Até outubro, o Cemac JB havia somado 1.013.231 dispensações de medicamentos, contra 1.026.956 em todo o ano passado. E, até o fim deste ano, a previsão é chegar a mais de 1,2 milhão de dispensações (20% a mais).
Os mais de 107 mil pacientes ativos receberam investimento de R$ 42,4 milhões para realizar seus tratamentos de saúde em 2024.
Novos medicamentos foram incluídos no rol da unidade, com a atualização, pelo Ministério da Saúde (MS), de alguns protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.
É o caso do Elexacaftor/Tezacaftor/Ivacaftor (Trikafta), para pacientes com fibrose cística que se enquadrem nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do MS.
“Outros serão a disponibilizados em breve”, adianta a diretora geral do Cemac, Viviane Troncha.
A melhoria dos serviços disponibilizados no Cemac Juarez Barbosa é atribuída, de acordo com a SES, ao aumento das condições de acesso – a exemplo da abertura de processos on-line, entre outras inovações. Ainda, à instalação do setor de ouvidoria dentro do Cemac, em julho, à implementação e à utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos processos relacionados à gestão de pessoas.
A abertura de processo para solicitar medicamentos pode ser feita pelo endereço eletrônico https://www.go.gov.br/servicos/servico/solicitar-abertura-de-processo-ou-alteracao-eou-inclusao-de-medicamentos-de-alto-custo–cemac-jb .
Juarez Barbosa oferece exames gratuitos de avaliação pulmonar
Juarez Barbosa distribui medicamento de alto custo para fibrose pulmonar
Juarez Barbosa inaugura serviço de aplicação de injetáveis
Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Governo de Goiás
Mín. 25° Máx. 27°