Segunda, 20 de Janeiro de 2025
27°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Saúde São Sebastião - SP

Lançamento do Livro do Centro Gestacional de São Sebastião marca a história da unidade

Na quarta-feira (18) foi comemorado o Dia da Doula. Em menção à data, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da F...

19/12/2024 às 20h33
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

Na quarta-feira (18) foi comemorado o Dia da Doula. Em menção à data, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), lançou o livro do ‘Centro Gestacional Harmonia para Vida’.

O lançamento foi no Centro Gestacional, e contou com a presença do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto; da secretária de Saúde, Laysa Pires; da secretária adjunta de Saúde, Mara Abreu; da vereadora eleita Maria Ângela Laurito de Moraes; demais autoridades, servidores municipais, mães e gestantes da comunidade.

O prefeito Felipe Augusto falou sobre sua gratidão por todas as realizações feitas pela equipe do Centro Gestacional desde 2020. “Este local foi um dos grandes investimentos de minha gestão e hoje o lançamento deste livro eterniza todo o trabalho feito aqui. Este espaço traz todo sentido para as ações do Centro Gestacional, que necessitavam de uma estrutura apropriada e não poderia ficar entre quatro paredes. Este quiosque, em frente ao mar, encaixa-se neste contexto das práticas desenvolvidas aqui e reforça, ainda mais, a qualidade do acolhimento a nossas gestantes”, afirmou o prefeito.

A secretária de Saúde, Laysa Pires, destacou a importância do trabalho da unidade para as mães e gestantes do município. “Temos a honra de ter aqui em São Sebastião mais uma inovação da gestão do prefeito Felipe Augusto e do prefeito eleito Reinaldinho Moreira. Hoje, estamos compartilhando da alegria do lançamento deste livro junto à comunidade presente, que é sempre acolhida aqui de forma tão especial por profissionais extremamente amorosas e capacitadas”, relatou.

Continua após a publicidade

O evento contou com uma vasta programação de práticas integrativas durante todo o dia, que foram seguidas de um chá de benção das gestantes no período da tarde.

Durante o lançamento, a enfermeira Carla Bruço, idealizadora do Centro Gestacional, palestrou sobre a temática ‘Desafios e os Planos Futuros para expansão do Projeto’.

Continua após a publicidade

Houve também apresentação do Coral Municipal de São Sebastião, do Curso de Dança de Salão do Tebar Praia Clube, do grupo de Dança Polínésia Kuleana, da professora Georgia Michelucci e do Grupo de Fandango ‘Aleluia’.

Centro Gestacional Harmonia para Vida

Continua após a publicidade

O Centro Gestacional de São Sebastião celebrou, em 2024, quatro anos de atendimento às gestantes do município . O local, inaugurado pela Prefeitura de São Sebastião em 2020, é o primeiro do Brasil a realizar práticas integrativas voltadas para gestantes atendidas pela rede municipal de saúde, por meio de atividades como reiki, massoterapia, yoga e outras terapias integrativas e complementares em saúde.

Cerca de 80 gestantes são atendidas por mês pela unidade localizada no Complexo Turístico da Rua da Praia, em São Sebastião.

O Centro Gestacional ‘Harmonia para a Vida’ tem como objetivo garantir e proporcionar mais um serviço de qualidade às grávidas do município.

A enfermeira Carla Bruço explica que este foi um projeto realizado em parceria com a Associação Nacional para Educação Pré-Natal (ANEP). “Foi e ainda é uma honra; esta é a realização de um sonho para ANEP Brasil estar aqui junto à prefeitura neste projeto ousado que vislumbra o futuro. Um futuro melhor para o país inteiro. Este é o primeiro Centro Gestacional de Harmonia para a vida do país e do mundo. Então, este local sempre será motivo de muito orgulho para todos nós”, ressaltou.

A criação do espaço foi pensada para garantir uma política pública permanente que considerasse, por exemplo, não apenas o pré-natal, mas uma abordagem ampliada do processo saúde-doença, sob um olhar atento e respaldado pelas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), e aprovado pelo Ministério da Saúde, na implantação de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS).

#PraTodosVerem: Imagens mostram atendido a mães no Centro Gestacional Harmonia para Vida. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários