Tudo pronto para o Concurso de Escolha da Rainha e do Rei Momo do Carnaval de Cuiabá 2025, incluindo a Rainha e o Rei Momo LGBTQIA+. Ao todo, 22 candidatos inscritos foram selecionados para a grande disputa, que será realizada nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, no Ginásio Verdinho, em Cuiabá. São cinco candidatas à Rainha da Corte Real, sete candidatos ao Rei Momo da Corte Real, cinco candidatas à Rainha LGBTQIA+ e cinco candidatos ao Rei Momo LGBTQIA+.
O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Liga Independente de Blocos e Escolas de Samba de Cuiabá.
O concurso tem como objetivo complementar a programação carnavalesca do município, valorizando, difundindo e incentivando essa tradicional festa popular, considerada o evento de maior mobilização sociocultural do Brasil.
O concurso tem por finalidade complementar a programação carnavalesca do município, valorizando, difundindo e incentivando a festa popular no evento de maior mobilização sociocultural do país.
Alguns critérios para participação foram exigidos, bem como ter idade mínima: 18 anos; não podem ser cônjuges, companheiros ou parentes até terceiro grau de servidores ou membros da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Turismo; peso e altura não serão critérios para a escolha.
Os candidatos serão avaliados com base nos seguintes critérios: simpatia e graciosidade; apresentação: Criatividade e empolgação; conjunto: impacto geral da apresentação; dança: Organização coreográfica, harmonia, figurino e criatividade; desenvoltura: postura, elegância e empatia com o público.
Cada participante terá até 1 minuto para se apresentar, com acompanhamento de uma orquestra de metais ou grupo musical. O figurino será definido durante a reunião preparatória.
Os vencedores (Rainha, Rei Momo, Rainha LGBTQIA+ e Rei Momo LGBTQIA+) deverão participar de eventos oficiais do Carnaval 2025, incluindo desfiles de blocos, atividades em comunidades e eventos organizados pela Secretaria de Cultura e pela Liga Independente de Blocos e Escolas de Samba.
Os eleitos poderão se candidatar à reeleição apenas após um intervalo de um ano.
A premiação será de R$ 2.000 (dois mil reais) para o Rei e Rainha, para cada um. Os candidatos a Rainha e Rei Momo LGBTQIA receberão um, prêmio de 1.000 (mil reais).
Além do prêmio em dinheiro, os vencedores receberão coroa, cetro e faixa, símbolos de seus títulos.
O evento é aberto ao púbico e totalmente gratuito.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 99271-7600.
Mín. 25° Máx. 27°