Durante esta semana, seis adolescentes socioeducandos da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (Casem), unidade administrada pela Fundação Renascer, realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na sala pedagógica da unidade.
O exame permite que os adolescentes acessem o ensino superior por meio de políticas públicas, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).
O Enem também serve como um incentivo à reintegração social, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais fundamentais para o processo de ressocialização. A preparação dos jovens para essa etapa contou com o Núcleo Escolar da Unidade Prof. Antônio Fontes Freitas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).
Para o diretor da unidade, Rodrigo Oliveira, o Enem representa uma verdadeira oportunidade para os jovens do sistema socioeducativo. “O Enem oferece aos jovens uma porta de entrada para o ensino superior por meio do Exame e das políticas de inclusão, como o Sistema de Seleção Unificada e as bolsas de estudo do ProUni. Isso cria oportunidades para uma transformação social e pessoal, além de possibilitar um futuro com mais chances de inserção no mercado de trabalho”, afirmou.
Mín. 24° Máx. 27°