No período de 08 a 12 de dezembro, oficiais da Diretoria de Finanças (DF) realizaram visita técnica à Polícia Militar da Bahia (PMBA), no intuito de estreitar os laços entre as instituições e obter conhecimento a respeito das boas práticas no que se refere a gestão orçamentária e financeira. O encontro foi idealizado pelo Diretor de Finanças, coronel Márcio Franco Borges, que envidou todos os esforços necessários para que a visita fosse realizada.
Inicialmente, a comissão da Diretoria de Finanças participou da solenidade de aniversário de 10 anos do Departamento de Auditoria e Finanças da PMBA, ocasião em que foram entregues medalhas em reconhecimento aos serviços prestados.
Neste ato, o Comandante-Geral da PMBA, coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, expressou sua gratidão ao Comandante-Geral da PMES, coronel Douglas Caus, pela parceria nas reuniões no Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG) e pela colaboração estratégica na aquisição dos fuzis, por meio dos instrumentos contratuais da PMES. O momento reforçou a relevância da cooperação entre as instituições para o fortalecimento das forças de segurança.
Os oficiais da DF visitaram o Departamento de Auditoria e Finanças (DAF) da PMBA, objetivando a troca de informações e experiências no que tange a vários temas, como o controle contábil, a gestão financeira, a rotina que envolve os processos de verba de adiantamento de recursos, bem como os trabalhos realizados pelas equipes de inspeções da PMBA.
Também foi realizada visita ao Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão (DEPLAN) da PMBA, na qual foi apresentado como ocorre a gestão orçamentária das diversas unidades gestoras da instituição. O intercâmbio de boas práticas foi altamente enriquecedor, contribuindo para o aprimoramento das rotinas administrativas e financeiras das duas instituições.
A PMES, assim como a PMBA, objetiva o investimento no aprendizado contínuo do efetivo, a fim de aprimorar cada vez mais a excelência na qualidade da prestação de serviço para a população. O encontro reforça o laço entre as corporações, destacando o papel da troca de experiências na busca por uma gestão pública mais eficiente e integrada.
Mín. 25° Máx. 27°