Quarta, 11 de Dezembro de 2024
28°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Educação Educação

Ceará Científico: fase estadual destaca projetos criativos de alunos da rede pública

O Ceará Científico, principal ação de incentivo à pesquisa e à inovação nas escolas da rede pública cearense, chega à etapa estadual em 2024, reuni...

11/12/2024 às 10h11
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Ceará Científico, principal ação de incentivo à pesquisa e à inovação nas escolas da rede pública cearense, chega à etapa estadual em 2024, reunindo os mais significativos trabalhos elaborados por estudantes, em diversas áreas do saber. A iniciativa é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). O evento terá abertura nesta quarta-feira (11), a partir das 15 horas, no Centro de Eventos do Ceará, com a palestra “Mulheres e Ciências: caminhos para a equidade de gênero”.

A conferência será ministrada pela professora Selene Maia de Morais, que integra a lista dos pesquisadores mais influentes do mundo, segundo a Universidade de Stanford (EUA), e atualmente coordena o Laboratório de Análises Cromatográficas e Espectroscópicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O título da conferência é também o mote da feira científica neste ano, e alinha-se ao tema norteador das ações pedagógicas da Seduc em 2024. Além disso, o Ceará Científico caracteriza-se como uma ação estudantil que extrapola a dimensão cognitiva, mas que incorpora também ações de cunho inclusivo, e por isso recebe desde o ano passado a denominação “mais solidário, mais cooperativo”.

Participam, ainda, do momento de abertura a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel; o coordenador de Educação Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Cândido B.C. Neto; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Raimundo Costa; a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Ana Vládia Cosmo; e a secretária de Educação de Quixeramobim, Sandra Castro, representando a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE).

Continua após a publicidade

Visitação pública

As exposições dos trabalhos ocorrem na quinta-feira (12), das 8h30 às 17h. A ação envolve diretamente 468 alunos e 233 professores orientadores, tanto da rede estadual quanto de redes municipais, que desenvolveram estudos em cinco áreas de pesquisa: Ciências da Natureza, Educação Ambiental e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemáticas e suas Tecnologias; e Robótica, Automação e aplicação das TIC. Os trabalhos foram divididos, ainda, em quatro categorias: Ensino Médio; Ensino Médio – Ações Afirmativas; Pesquisa Júnior (voltada a alunos do Ensino Fundamental) e PcD (Pessoas com Deficiência) – Ensino Fundamental e Médio.

A partir desta divisão, serão entregues ao todo 13 premiações, sendo cinco na categoria Ensino Médio, cinco na categoria Ensino Médio – Ações Afirmativas, uma na categoria Pesquisa Júnior (de qualquer área), e duas na categoria PcD: uma para o Ensino Fundamental e uma para o Ensino Médio (de qualquer área).

Continua após a publicidade

Com a participação efetiva de alunos do Ensino Fundamental no evento, a Seduc incentiva o intercâmbio de conhecimento entre os estudantes de diferentes níveis da educação básica, ao tempo em que também reforça o regime de parceria e cooperação mantido entre o estado e os municípios cearenses.

Na sexta-feira (13), a partir das 9h30, haverá a cerimônia de encerramento e premiação dos vencedores do Ceará Científico 2024, com a presença da secretária da Educação, Eliana Estrela; do secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos da Seduc, Helder Nogueira; e da secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire. Na mesma ocasião, também será entregue o Selo Escola Sustentável 2024 às unidades de ensino que se destacaram em ações voltadas para a sustentabilidade. Ainda na oportunidade, para marcar a conclusão do evento, o professor Artur Bruno, assessor especial de Assuntos Municipais do Governo do Ceará, ministrará palestra sobre “Educação Ambiental, sustentabilidade e emergência climática”, temática escolhida para guiar as ações pedagógicas da Seduc em 2025.

Continua após a publicidade

Itinerário do Ceará Científico

A mostra teve início na fase escolar, em que cada unidade de ensino realizou sua própria feira de ciências. Na sequência, os classificados foram para a fase regional, que aconteceu em cada uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Por último, ocorre a etapa estadual, na capital, reunindo os vencedores do estágio anterior.

O Ceará Científico incentiva, desde 2007, a construção de projetos que promovam a integração dos componentes curriculares, enaltecendo a interdisciplinaridade. Além disso, a ação visa estimular parcerias entre instituições acadêmicas ou educacionais com as escolas e, ainda, promover o intercâmbio artístico, científico e cultural no âmbito escolar, comunitário e social. A partir de 2016, o evento passou a ser organizado nos moldes atuais, com uma grande feira realizada em nível estadual, com a final sendo promovida na capital cearense.

Na edição de 2024, uma das novidades em relação aos anos anteriores foi a divisão da categoria Pessoas com Deficiência (PcD) em PcD Ensino Fundamental e PcD Ensino Médio, visando garantir um evento mais justo e inclusivo. Essa segmentação permite que estudantes do EF concorram com outros do mesmo nível de escolaridade, e o mesmo ocorre para os estudantes do EM.

Além disso, em 2024 foi criada uma categoria específica para as escolas de ações afirmativas, (Escolas do Campo, Indígenas, Quilombolas, Escola Família Agrícola e Educação de Jovens e Adultos). Isso ocorreu porque estas modalidades de instituição de ensino possuem particularidades que as diferenciam das demais, tanto no contexto educacional quanto nas metodologias de ensino adotadas.

Serviço

Etapa Estadual do Ceará Científico

Abertura: 11 de dezembro (quarta-feira), às 15 horas
Visitação dos trabalhos: 12 de dezembro (quinta-feira) das 8h30 às 17h
Encerramento: 13 de dezembro (sexta-feira), às 9h30
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Salão Taíba (acesso pela entrada A)
Endereço: Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários