Solenidade de homenagem aos municípios participantes ocorreu na manhã desta quarta(4), em Limoeiro do Norte
Planejar e organizar processos de trabalho das equipes de Atenção Primária à Saúde, promovendo a integração com o atendimento especializado. Esse é objetivo principal da Planificação da Atenção à Saúde, metodologia desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Parte do projeto “De Braços Abertos”, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a iniciativa completa um ano de atuação neste mês de dezembro. A Região de Saúde do Litoral Leste/Jaguaribe foi a área-piloto do processo.
Para celebrar o marco, a Sesa realizou, nesta quarta-feira (4), a “Mostra do Projeto ‘De Braços Abertos’ – Caminhos da Planificação na Região de Saúde do Litoral Leste/Jaguaribe”, em Limoeiro do Norte.
De Abraços Abertos: profissionais de toda a região participaram do evento do projeto
Para a titular da pasta, Tânia Mara Coelho, o momento é de exaltação das pessoas envolvidas na iniciativa. “Pude acompanhar o balanço e é hora de reconhecer a atuação de inúmeros trabalhadores na planificação. Com o apoio do Conass, profissionais da saúde da família e técnicos da região desempenharam um papel fundamental para aperfeiçoar os serviços nas unidades básicas de saúde”.
Ela complementa, ainda, que a intenção é expandir o De Braços Abertos, que atualmente abrange Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri, para todas as cinco regiões de saúde do Ceará. A próxima região a ser contemplada será o Sertão Central, em 2025.
Durante o evento, profissionais que participaram do projeto receberam menção honrosa pelo trabalho desempenhado no Litoral Leste/ Jaguaribe
Os profissionais de saúde receberam menções honrosas pela participação no processo. Para a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Sesa, Thaís Facó, há muito a se comemorar. “Foi um ano extremamente desafiador, um processo extremamente denso de reorganizar e qualificar as equipes da Atenção Primária. No Litoral Leste são 201 equipes, então você imagina o esforço feito pelas pessoas da região e também pela equipe da Sesa, para apoiar”.
Leia também: Projeto atua para aperfeiçoar atenção primária na Região do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe
Ao longo do ano, foram desenvolvidas oficinas de diversas temáticas, como gestão de base populacional, territorialização, acesso e estratificação de risco familiar.
Primeira Oficina de Planificação da Atenção Primária à Saúde do projeto ocorreu em dezembro de 2023
Além da solenidade de homenagem aos municípios, o evento contou com a palestra magna “A Planificação nas Redes de Atenção à Saúde”, ministrada pelo sanitarista, especialista em planejamento e consultor em saúde pública, Eugênio Vilaça.
Já a superintendente do Litoral Leste/Jaguaribe, Mere Benedita do Nascimento, falou sobre o percurso da Planificação da Atenção à Saúde na região.
Houve ainda a exposição dos trabalhos dos municípios e das unidades formativas de Icapuí e Quixeré.
O sanitarista Eugênio Vilaça palestrou durante o evento
A Planificação da Atenção à Saúde, desenvolvida por meio do eixo 2 do projeto De Braços Abertos, da Sesa, é uma metodologia desenvolvida pelo Conass e tem parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); da Umane (associação civil sem fins lucrativos); do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE); e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
No Jaguaribe, a planificação já se encontra na quarta de oito etapas. Ao todo, 20 municípios estão envolvidos no processo: Aracati, Alto Santo, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama , Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.
Saiba mais sobre o De Braço Abertos: projeto planeja aprimorar assistência à saúde no Ceará
Mín. 24° Máx. 28°