Segunda, 24 de Fevereiro de 2025
28°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Segurança Segurança

Fortaleza encerra o mês de novembro com redução de 27,8% nas mortes violentas; melhor resultado de novembro na série histórica

Mês de novembro também teve a maior redução de Crimes Violentos Letais (CVLIs), na Capital, dos últimos 16 meses; os cinco meses do 2º semestre acu...

04/12/2024 às 22h46
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Mês de novembro também teve a maior redução de Crimes Violentos Letais (CVLIs), na Capital, dos últimos 16 meses; os cinco meses do 2º semestre acumulam redução de 10,7%

Os investimentos feitos pelo Governo do Ceará, o reforço nas ações ostensivas, direcionadas por indicadores criminais, e as investigações alinhadas à inteligência resultaram na redução de 27,8% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) ocorridos em novembro de 2024, em Fortaleza. Com 57 CVLIs no período, contra 79 registros em 2023, este é o melhor resultado da Capital nos meses de novembro, em toda a série histórica, iniciada em 2009. Naquele ano, aconteceram 77 crimes de homicídios. Os dados foram extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A partir do segundo semestre de 2024, considerando de julho a novembro, quando houve intensificação na presença policial nas ruas e novos policiais militares e civis foram empossados, fortalecendo ações ostensivas e investigativas, além da aquisição de equipamentos como viaturas, rádios-comunicadores e coletes, Fortaleza teve uma redução de 10,7% nas mortes violentas, com 338 CVLIs nos cinco meses, contra 347 casos no mesmo período em 2023.

Conforme os estudos da Supesp, o resultado de novembro de 2024 é o melhor resultado em números absolutos, em Fortaleza, considerando os últimos 16 meses, quando, em junho de 2023, ocorreram 45 CVLIs.

Continua após a publicidade

Região Metropolitana de Fortaleza

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Já na Região Metropolitana de Fortaleza, a redução de homicídios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios ficou em 23,3%, no 11º mês do ano de 2024. Os municípios da região registraram 69 mortes violentas, em novembro deste ano, contra 90 ocorrências em novembro de 2023.

Continua após a publicidade

Ceará

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Em todo o Ceará, houve redução de 5,9% nos CVLIs, durante o mês de novembro de 2024. Ao todo, foram registradas 270 mortes violentas no período, contra 287 casos, no mesmo mês, no ano passado.

Continua após a publicidade

Durante os cinco primeiros meses do segundo semestre, o Ceará teve uma redução de 5,8% nas mortes violentas. Foram 1.269 registros entre julho e novembro de 2024, contra 1.317 registros, nos cinco primeiros meses do segundo semestre do ano passado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários