O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Narciso da Rocha Filho, em Piripiri, realiza a sétima edição do Salão do Livro (Salijonar), de quarta (4) a sexta-feira (6). O evento reúne 338 alunos, familiares e a comunidade escolar, oferecendo uma programação diversificada com oficinas, palestras, saraus, rodas literárias, exposições de arte, venda de livros e uma sala de autógrafos.
O escritor Vinicius Barreto é homenageado desta edição e participa de um bate-papo com os alunos no primeiro dia. “A abertura será dedicada ao homenageado, sua vida e obra. Teremos uma exposição de livros na sala de autógrafos, com obras dele e de outros autores convidados, além da participação ativa dos estudantes em rodas de conversa, oficinas e palestras”, afirmou a diretora Inez Maria Araújo Sousa.
O Salão busca estimular o hábito da leitura, a produção literária e a inclusão cultural, além de fomentar debates e valorizar escritores e suas obras. Vanessa Lopes Sousa, aluna da 3ª série do Ensino Médio, destacou o impacto do projeto. “Gostei muito de Dom Casmurro. Ele me fez refletir sobre os dois lados de uma história e formar minha opinião”, disse.
Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, iniciativas como esta são essenciais para fortalecer a escrita e ampliar o repertório dos alunos. “A leitura fortalece as aprendizagens, amplia o conhecimento em diversas áreas e estimula a criatividade, uma habilidade cada vez mais importante em um mundo de avanços tecnológicos rápidos. Por meio do Clube de Leitura Seduc temos incentivado as escolas a promover e participar de eventos como esses tão importantes para o desenvolvimento dos estudantes”, avaliou o secretário.
Mín. 24° Máx. 27°