A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) foi uma das instituições homenageadas na cerimônia de entrega da Medalha Estadual do Mérito Agropecuário João Mendes Olímpio de Melo. O evento ocorreu, na noite desta terça-feira (3), no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina, como parte da programação da 73ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi).
O reconhecimento reforça o papel estratégico da Seduc no desenvolvimento de ações educacionais voltadas para o fortalecimento do agronegócio e da sustentabilidade no estado. Representando a instituição, o secretário da Educação, Washington Bandeira, participou da solenidade e destacou o compromisso da Secretaria em alinhar a educação às demandas do setor produtivo.
"Nos últimos anos, a Secretaria tem promovido iniciativas voltadas para a capacitação de jovens em áreas estratégicas como tecnologia agrícola, gestão sustentável de recursos naturais e técnicas modernas de produção. A implementação do curso técnico em Agricultura com ênfase em Mecanização e Agricultura de Precisão (MAP), ofertado no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cícero Coelho, em Uruçuí, e do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em Ciência de Dados ofertado no Ceti Irapuá, em Sebastião Leal, são exemplos disso", disse o secretário.
Bandeira destaca que essas ações contribuem diretamente para a formação de profissionais qualificados, prontos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do setor agropecuário.
“Estamos comprometidos em oferecer formação técnica e acadêmica que amplie as possibilidades de desenvolvimento sustentável e inovação no campo. Temos o Governo do Estado e a Educação, caminhando ao lado do setor agropecuário pelo desenvolvimento social e econômico do Piauí”, comentou.
Durante a cerimônia, o governador Rafael Fonteles reforçou a importância da integração entre diferentes setores da sociedade para o crescimento do agronegócio piauiense. "Reconhecemos aqueles que movem o setor agropecuário do Piauí, desde investidores até instituições que têm contribuído para uma nova fase de desenvolvimento, marcada por industrialização, inovação e sustentabilidade", declarou.
Instituída em 1992, a Medalha Estadual do Mérito Agropecuário João Mendes Olímpio de Melo é a maior honraria do setor no estado, concedida a personalidades, instituições e empresas que se destacam no desenvolvimento da agropecuária no Piauí. Neste ano, foram homenageados nove produtores, cinco técnicos, quatro instituições e duas empresas.
Mín. 24° Máx. 27°