Quarta, 04 de Dezembro de 2024
28°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Senado Federal Senado Federal

Teresa: manifesto de ex-reitores defende democracia e punição de golpistas

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) leu, em pronunciamento nesta terça-feira (3), manifesto assinado por 69 ex-reitores de universidades públicas em d...

03/12/2024 às 23h26
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
- Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) leu, em pronunciamento nesta terça-feira (3), manifesto assinado por 69 ex-reitores de universidades públicas em defesa da preservação e da valorização da democracia. O texto pede a punição dos envolvidos na suposta tentativa de golpe de Estado e no plano de assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Teresa destacou que as investigações sobre o caso prosseguem e afirmou que o direito de defesa será assegurado a todos. O manifesto enfatiza que o processo precisa ser rápido, pois “a liberdade dos golpistas e assassinos representa uma perigosa ameaça ao Estado democrático de direito”.

A senadora ressaltou que é preciso dar uma resposta às denúncias, e que as pessoas que planejaram e participaram da suposta tentativa de golpe não podem ficar impunes.

— É assim que a gente pode considerar os patamares de uma reconciliação. É assim que a gente pode considerar os patamares de uma pacificação. Não é simplesmente com anistia. Anistia se dá a quem já está condenado. Quem tem presunção de inocência ou quem é inocente não pede anistia, pede justiça. E é isso que a gente está pedindo: justiça. Quem não estiver comprovadamente envolvido não será condenado, mas quem estiver comprovadamente envolvido deve ser condenado.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários