A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) lança oficialmente, nesta terça-feira (3), dia do aniversário institucional de 59 anos, o geoportal da assistência técnica e extensão rural (ater) públicas do Governo do Pará.
Destaque da apresentação da Semana Estadual da Extensão Rural e do Extensionista Rural, instituída pela lei ordinária 10.723/24, a apresentação aconteceu no auditório Engenheiro Agrônomo Alberto Bentes Guerreiro, no escritório central, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB).
Jamerson Viana, chefe do Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade (NGDR/Labgeo), conduziu a apresentação da nova ferramenta. Viana é geógrafo e especialista em Ciências Humanas e História da Amazônia e em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais.
O evento de apresentação do Geoportal teve transmissão online, ao vivo, para os 12 escritórios regionais da Emater e os 144 escritórios locais do órgão.
Desenvolvido pelo Labgeo, o Geoportal já está na ambiência da web, desde a segunda-feira (2/12). A ferramenta pode ser acessada tanto pelo www.emater.pa.gov.br, quando de modo direto pelo endereço geoportal.emater.pa.gov.br.
A plataforma de geotecnologias oferece um banco de dados de atividade da Emater no Pará até então inédito na internet: são mapas, fotografias e estatísticas, entre outras informações, com múltipla utilidade em termos de gestão ambiental, regularização fundiária e efetividade de políticas públicas.
O processo considera, ainda, fontes parceiras, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de retroalimentação pelo novo Sistema de Acompanhamento das Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sisater), estreado pela Emater em novembro.
“O público direcionado é de profissionais da área, em um nível rico e aprofundado: conseguimos visualizar a dinâmica da Emater, os resultados do atendimento, as cadeias produtivas, as titularidades e a ocupação das terras. Estamos refinando uma tradição no estado do Pará em termos de cultura de geotecnologia e de cenário geotecnológico”, contextualiza Viana.
Alguns dos elementos disponíveis para consulta são pelo menos 50 mil cadastros ambientais rurais (cars) de propriedades da agricultura familiar e identificação de áreas quilombolas e de assentamentos da reforma agrária.
De acordo com a presidente do Conselho de Administração (CA) da Emater, engenheira agrônoma Martha Pina, secretária-executiva do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), autoridade presente à cerimônia de lançamento do Geoportal, o momento é de “inovação do conhecimento”: “A Extensão Rural não só leva tecnologia ao campo: no movimento, levam-se, junto, inclusão social, respeito e igualdade”, resume.
Programação
Na sequência da palestra sobre o Geoportal no escritório central, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic) atualizará sobre o Sisater, também com transmissão virtual.
Texto de Aline Miranda
Mín. 24° Máx. 27°