Terça, 21 de Janeiro de 2025
25°

Tempo limpo

Salvador, BA

Saúde Saúde

Saúde realiza qualificação de Triagem Neonatal a profissionais da Grande Florianópolis

Foto: Roberto Zacarias / SecomA Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), está promovendo nest...

29/11/2024 às 15h27
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Roberto Zacarias / Secom

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), está promovendo nesta sexta-feira, 29, mais um encontro de qualificação sobre Triagem Neonatal, conhecido como Teste do Pezinho, em Santa Catarina. O evento está reunindo 85 profissionais das Unidades Básicas de Saúde e Maternidades atuantes nos municípios da Grande Florianópolis, na sede da Escola de Saúde Pública da SES.

O Estado está qualificando o maior número de enfermeiros e técnicos de enfermagem para a coleta do teste do pezinho, visando aperfeiçoar e ampliar o conhecimento sobre a temática, além de debater a respeito do processo de trabalho e monitoramento da triagem neonatal. Os encontros anteriores, no segundo semestre deste ano, já capacitaram 100 profissionais da macrorregião da Foz do Rio Itajaí, em Navegantes; e cerca de 50 profissionais das regiões de saúde do Planalto Norte, Nordeste e Vale do Itapocu, em Barra Velha. 

A capacitação está sendo dada pela Coordenação Estadual da Triagem Neonatal, juntamente com profissionais da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE). A fundação é credenciada à SES/SC para analisar as amostras de sangue dos testes do pezinho coletados dos bebês que nascem em Santa Catarina.

Continua após a publicidade

Os encontros são organizados pela Área Técnica da Saúde Integral da Mulher, Criança e Adolescente da Gerência de Atenção, Promoção e Prevenção à Saúde, vinculada à DAPS/ES/SC. Ao final, os profissionais recebem uma declaração de participação.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Detecção precoce

Continua após a publicidade

A Triagem Neonatal é uma ação crucial para a detecção precoce de doenças que podem comprometer a saúde e o desenvolvimento dos bebês. O exame, realizado nos primeiros dias de vida do bebê (após 48 horas de vida até o 5º dia de vida), permite iniciar o tratamento o mais rápido possível, de 7 doenças triadas: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência da biotinidase e toxoplasmose.

Todos os 295 municípios de Santa Catarina aderiram ao Programa de Triagem Neonatal. Atualmente, são 1790 pontos de coleta cadastrados em Santa Catarina, distribuídos entre Unidades Básicas de Saúde e maternidades.

Continua após a publicidade

Tratamento

As crianças catarinenses, que tiveram positivo para algum dos testes realizados, são encaminhadas para acompanhamento e tratamento no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, serviço de referência em Triagem Neonatal de Santa Catarina. As crianças de todo o estado têm acesso gratuito a exames confirmatórios, orientação familiar e acompanhamento contínuo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários