Sexta, 29 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Educação Educação

Nova matrícula online para escolas estaduais e municipais tem 877 mil acessos em 20 dias

Solução digital desenvolvida pela Celepar em parceria com a Secretaria de Estado da Educação agora pode ser usada também por alunos da rede munici...

28/11/2024 às 22h57
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Lucas Fermin/SEED-PR
Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

A tecnologia transforma a rotina de mais de 2,2 milhões de estudantes, de pais e responsáveis das escolas estaduais e também de escolas municipais. O processo de matrícula online para o ano letivo de 2025 já alcançou 877.227 registros em apenas 20 dias. O sistema foi implantado pela Celepar, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), para escolas da rede estadual de ensino, mas neste ano a pasta ampliou o acesso para alunos das redes municipais.

Até agora, 78 municípios, representando 19,5% das 399 cidades paranaenses, aderiram o sistema de matrículas online. Para isso, foi desenvolvida pela Celepar, também em parceria com a Educação, uma nova versão da Área do Aluno , espaço do site da secretaria estadual da Educação, por onde são feitas as matrículas e rematrículas.

“A Área do Aluno é uma ferramenta que coloca o Paraná na vanguarda da tecnologia educacional no Brasil. Mais do que uma solução digital, é um compromisso com a acessibilidade, a transparência e a eficiência no atendimento a milhões de estudantes e suas famílias”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Seguiremos investindo para que essa plataforma continue a evoluir e a oferecer cada vez mais recursos”.

A reformulação foi lançada em novembro de 2024. O sistema passou por uma reestruturação completa, com interface mais moderna e uma experiência digital simplificada, garantindo a eficiência do processo e a satisfação dos usuários.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para Fernanda Evangelista, chefe do Departamento de Governança de Dados da Secretaria da Educação, a ampliação do sistema representa um avanço significativo. "Estamos muito felizes com a adesão de 78 municípios ao sistema de matrícula online, que ajuda a agilizar e trazer mais segurança para as matrículas da rede municipal. É uma parceria importante com o Estado, como prevê a Lei do Educa Juntos”, afirma.

Ela acrescenta que o sistema é gratuito, fácil de usar e dá mais praticidade para os pais, que podem acessar de onde estiverem. "É um passo que faz toda a diferença para modernizar a educação no Paraná", destaca.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Gustavo Garbosa, presidente da Celepar, também reforça a importância da iniciativa. "Ampliar o sistema de matrículas para os municípios é um grande passo para facilitar a vida de alunos e famílias no Paraná. Ver 78 cidades já usando a ferramenta mostra que estamos no caminho certo, tornando a tecnologia algo realmente acessível para todos".

SERVIÇOS – Além da matrícula online, o Área do Aluno oferece serviços como consulta ao boletim escolar, declaração de matrícula, solicitação de histórico escolar e inscrição para o programa Ganhando o Mundo . O sistema também deve ter expansão de suas funcionalidades em 2025, incluindo inscrições para o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), em janeiro, e a emissão de diplomas técnicos para estudantes da Educação Profissional a partir de março.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Com a automação e modernização do processo, a Seed-PR alcançou ganhos expressivos, como a redução de custos, maior transparência nas regras aplicadas e eficiência operacional. O novo sistema elimina burocracias desnecessárias, garantindo uma gestão mais ágil, segura e confiável para toda a rede estadual de ensino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários