Domingo, 19 de Janeiro de 2025
27°

Tempo nublado

Salvador, BA

Economia Economia

Criação de empregos em outubro em Santa Catarina é 40% superior à média nacional

O acumulado no ano é de quase 140 mil novos empregos, conforme dados atualizados do CAGED do mês de outubro. Esse é o segundo melhor resultado da s...

28/11/2024 às 11h12
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O acumulado no ano é de quase 140 mil novos empregos, conforme dados atualizados do CAGED do mês de outubro. Esse é o segundo melhor resultado da série histórica iniciada em 2004.Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom

A economia catarinense se mantém aquecida e contratando. Em outubro, SC criou 10.125 novas vagas de empregos formais, um crescimento de 0,39% no mês. O Brasil, por sua vez, abriu 132,7 mil vagas em outubro, registrando crescimento de 0,28%. Desta forma, o Estado demonstra um desempenho 40% acima da média nacional.

Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira, 27, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Por meio do Caged é possível monitorar o mercado de trabalho formal e ter maior compreensão sobre as tendências, oportunidades e desafios, tanto no âmbito da nação quanto dos estados.

Comparativamente a outras unidades da federação, Santa Catarina ficou na quinta colocação na listagem das UF com maior saldo de emprego em outubro de 2024. O setor de serviços apresentou o maior saldo positivo (+4.729), seguido pelo comércio (+3.506) e indústria (+907).

Continua após a publicidade

Com o resultado de outubro, os dados do Novo CAGED corroboram o bom momento do mercado de trabalho catarinense em 2024. Nos dez primeiros meses do ano, a economia catarinense acumula a abertura de 140.011 novos postos de emprego formal no ano. O volume é 48,3% acima do gerado no mesmo período do ano passado. Representa,  também, o quinto melhor resultado entre os estados, atrás apenas de  São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

“Santa Catarina tem um povo que trabalha, que é criativo, se reinventa, e tudo o que produz, faz com excelência. É por isso que cresce acima da média brasileira, mesmo sendo um estado pequeno em extensão territorial. A gente tem orgulho disso e o Governo do Estado vem fazendo tudo o que pode pra apoiar quem gera emprego, pra trazer investidor pra cá, enfim, pra criar cada vez mais oportunidade de trabalho pra nossa gente. Santa Catarina é um estado vencedor”, disse o governador Jorginho Mello.

Continua após a publicidade

Setor de Serviços lidera nas contratações

No acumulado até outubro, os serviços lideraram nas contratações (+64.382 novos postos), seguido por Indústria (+45.803), Comércio (+15.948) e Construção (+13.691). Entre os subsetores, sobressaíram-se os Serviços  de Informação, Comunicação, Financeiros, Imobiliários e Administrativos (+30.670) e  a Administração Pública (+18.584).

Continua após a publicidade

Além disso, a indústria retomou o crescimento em 2024 e teve um expressivo desempenho. Dos 45.803 empregos gerados até outubro, 43.834 foram gerados na Transformação. Na indústria de transformação os maiores saldos de emprego no acumulado do ano foram na Fabricação de Produtos Alimentícios (5.460); seguido por Têxteis (4.502) e Vestuário e Acessórios (4.075).

O Secretário de Estado do Planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy, comentou os dados do emprego no estado, destacando o bom momento da economia catarinense: “Santa Catarina vive um ciclo de crescimento econômico sólido neste ano de 2024. A nossa economia cresce quase um terço acima da economia nacional e a nossa indústria cresce quase o dobro do Brasil. Essa dinâmica econômica se reflete em indicadores sociais positivos, com uma das menores taxas de desemprego no país e aumento no salário. O desempenho catarinense nos causa orgulho e é uma referência no País, destacando-se como um dos estados mais competitivos do Brasil.”

Texto: Ascom Seplan

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários