Terça, 26 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Legislativo - MS

Projetos do Executivo tratam sobre mudanças tributárias, na Saúde e criação de fundo

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu nesta terça-feira (26) três projetos de lei do Poder Executivo, que tratam de assunt...

26/11/2024 às 20h22
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Assembleia Legislativa recebeu os projetos de lei do Poder Executivo nesta terça-feira
Assembleia Legislativa recebeu os projetos de lei do Poder Executivo nesta terça-feira

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu nesta terça-feira (26) três projetos de lei do Poder Executivo, que tratam de assuntos relativos a mudanças no Fundo de Investimento Social (FIS), a competências da Fundação Serviços de Saúde (FUNSAU) e à criação do Fundo do Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado. Os projetos seguem para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Instituído pela Lei 2.105/2000 , o FIS pode ser reorganizado pelo Projeto de Lei 272/2024 . O Governo explica, na mensagem anexa à proposta, que a alteração é necessária, devido à reforma tributária ( Emenda Constitucional 132/2023 ). A reforma substituirá o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS), de competência estadual, e o Imposto Sobre Serviços (ISS), de competência municipal, pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

“Nos termos da EC 132/2023, a partir do ano de 2033, a maior parte da arrecadação nacional do IBS será realizada com base em índices de participação de cada Estado ou Município na arrecadação dos tributos a serem substituídos (ICMS e ISS), de forma que a distribuição de recursos futuros do IBS para o Estado tomará por base situações econômicas passadas e o ente deve buscar equilibrar a receita do ICMS para garantir a sua receita futura”, afirma a mensagem.

O Poder Executivo também enviou o Projeto de Lei 274/2024 , que institui o Fundo do Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado de Mato Grosso do Sul (FSPSM/MS). Conforme a proposta, esse fundo será destinatário das contribuições dos militares e de seus pensionistas ao Sistema de Proteção Social, bem como custeará os proventos de inatividade e de pensão dos militares estaduais.

Continua após a publicidade

“A necessidade de sua instituição decorre da imprescindibilidade de segregação dos recursos do regime próprio de previdência social e do sistema de proteção social, já que as normativas constitucionais e legais impedem que recursos do regime próprio de previdência social suportem despesas com inatividade ou com pensão de militares”, justifica o Governo.

Outra proposta recebida pelo Parlamento estadual é o Projeto de Lei 273/2024 , que faz alterações nas Leis 6.035/2022 e 2.153/2000 . A finalidade, conforme justificado pelo Executivo, é “compatibilizar o ordenamento legal com a atual estrutura dos estabelecimentos de saúde de Mato Grosso do Sul”.

Continua após a publicidade

“Convém registrar que a Fundação Serviços de Saúde (FUNSAU) foi instituída pela Lei nº 2.153, de 25 de outubro de 2000, com o objetivo de administrar o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), até então o único estabelecimento público estadual responsável pela execução direta de serviços de saúde”, explica o Governo.

O projeto visa, assim, sobretudo, “adequar as competências da FUNSAU para possibilitar que ela possa administrar outros estabelecimentos públicos estaduais de saúde que lhe forem delegados por contrato de gestão”.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários