A participação de projetos de estudantes de outros estados tem sido destaque na Viver Ciência 2024, que continua suas atividades nesta sexta, 23, na Escola Estadual de Ensino Integral Armando Nogueira, em Rio Branco. Entre os projetos deste ano está a participação das alunas Shayla Caseli, Ana Clara Gomes do Carmo e Maria Eduarda Rodrigues da Escola Francisco dos Santos, do município de Monte Negro, Rondônia.
Acompanhadas pelos professores Bárbara Carril Bacchi e Claudinei Ferreira, elas apresentaram o projeto “Gerador de Energia Eólica para o Estado de Rondônia”, que busca propor uma alternativa sustentável ao impacto ambiental causado pelas hidrelétricas na região.
Segundo a professora Bárbara, o projeto começou como uma iniciativa simples em sala de aula e ganhou proporções maiores graças à dedicação das alunas e ao apoio dos professores da escola. “Apesar de sermos de uma escola rural, sem laboratório, conseguimos desenvolver o trabalho integrando disciplinas como Sociologia, Artes e Inglês”, destacou.
A participação na mostra foi celebrada como uma oportunidade única de expansão de horizontes para as alunas, que viajaram mais de 700 km para representar Rondônia. “Participar dessa mostra trouxe grande alegria porque a gente sabe que o nosso projeto pode gerar inovação para o nosso estado”, refletiu Maria Eduarda.
Além das alunas rondonienses, o Viver Ciência também conta com a participação de alunos de Manaus, Amazonas, que se apresentam neste segundo dia de evento, 22 de novembro, trazendo projetos que refletem a biodiversidade e os desafios socioambientais da região amazônica.
A coordenadora geral da mostra, Anne Ruela, explica que as inscrições foram abertas para todos os estados do país e ressaltou a surpresa com o engajamento interestadual. “A mostra já se consolidou como um evento estadual, mas tem potencial para se tornar uma referência regional, com portas abertas para participantes de outras regiões no futuro”, afirma.
Com uma programação diversificada e aberta ao público, que inclui apresentações culturais e exposições científicas, a Mostra Viver Ciência promove a integração entre ciência, educação e cultura em um espaço que reúne 162 trabalhos de alunos de diversas escolas do Acre.
The post Estudantes de outros estados participam da Mostra Viver Ciência 2024 appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 24° Máx. 27°