Na terceira noite do Festival Paraibano de Coros (Fepac) uma das atrações foi o Coral Vozes para a Liberdade, composto por 35 reeducandos do Presídio Sílvio Porto, de João Pessoa.
O secretário João Alves foi representado pelo gerente executivo de Ressocialização, João Rosas, que esteve acompanhado do gerente executivo do Sistema Penitenciário, Emerson Paz. A juíza titular da Vara das Execuções Penais, Andréa Arcoverde, uma das apoiadoras do coral, prestigiou a apresentação sob a regência do maestro Sérgio Gerarde. A professora Eliane Aquino, gerente operacional de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, também estava na plateia como convidada.
O festival acontece até dia 24 na Sala de Concertos Maestro José Siqueira no Espaço Cultural José Lins do Rego (FUNESC), com entrada gratuita.
O evento está sendo transmitido pelo youtube por meio deste link:
https://www.youtube.com/live/UUApW_y4brA?si=3_5XAPVhfL1-SCFq
Esta é a 22ª edição do Festival Paraibano de Coros (Fepac), um evento de caráter internacional e não competitivo que nasceu em 2003, com intuito de divulgar e expandir o canto coral paraibano. Desde a primeira edição, é coordenado pelo professor do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), maestro Eduardo Nóbrega.
O gerente de Ressocialização, João Rosas, afirmou que é fundamental a participação da Seap no festival: “Isto demonstra o compromisso do Estado com o fortalecimento da pauta da reintegração social e suas diversas dimensões, dentre elas esse eixo dedicado justamente à cultura. Esse projeto de dedicação musical conta com o forte apoio da Vara das Execuções Penais, na pessoa da doutora Andréa Arcoverde. O projeto já tem nove anos em atuação no Sistema Penitenciário Paraibano com corais na Penitenciária Sílvio Porto, na Penitenciária Feminina Júlia Maranhão e o mais recente, na Penitenciária Geraldo Beltrão, com os trabalhos sob a coordenação do maestro Sérgio Gerarde, que é um maestro com experiência de mais de 30 anos, e hoje compõe os quadros da Seap”
João Rosas acrescenta parabenizando secretário João Alves, que realiza um trabalho excelente à frente da Seap. Parabéns a todos os policiais penais envolvidos, o gerente da GEGIPE Emerson Paz pela questão da escolta, a contenção qualificada, toda a equipe de policiais penais.
A juíza da Vara das Execuções Penais, Andréa Arcoverde, avalia as apresentações do coral feminino Vozes Passageiras na terça-feira e Vozes para Liberdade na noite desta quarta-feira: “Foram duas apresentações lindas, tanto ontem, das reeducandas da Penitenciária Júlia Maranhão, como hoje, dos apenados do presídio Sílvio Porto. São apresentações muito bonitas que demonstram para a sociedade todo o trabalho de reintegração social que é desenvolvido dentro das penitenciárias, com a participação de maestros altamente qualificados, que estão proporcionando realmente aulas de canto, e além disso, levando esperança, motivação para seguir em frente até o dia da liberdade.”
A magistrada enalteceu ainda a parceria entre o Tribunal de Justiça e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, nas pessoas do secretário João Alves e dos diretores das unidades prisionais.
________
Ascom/Seap-PB
Mín. 24° Máx. 27°