Tenentes-coronéis e majores da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) alcançaram um dos principais requisitos para ocuparem, no futuro, o posto mais alto da corporação, o de coronel. Eles integram as duas primeiras turmas formadas pelo I Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), iniciativa inédita no Brasil, fruto da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A formatura, celebrada nesta segunda-feira (18), aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau, em São Luís, reunindo autoridades e familiares. No total, 108 oficiais superiores (dos quadros de combatentes e da saúde) passaram pela especialização latu senso, após quase quatro meses de aulas com instrutores gabaritados, de várias partes do país, com quem puderam aprender técnicas avançadas de planejamento estratégico e gestão administrativa para aprimorar cada vez mais a segurança maranhense.
O governador em exercício, Felipe Camarão, participou da solenidade de encerramento e destacou a relevância da formação para o fortalecimento da segurança estadual. "A realização desse curso reflete a importância que o governador Carlos Brandão dá para a qualificação técnica-profissional daqueles que vão comandar o sistema de segurança pública do nosso estado, pois o governador acredita não só na parte de equipamentos, mas principalmente na valorização desses nossos profissionais que nos ajudam no dia a dia".
Maurício Martins, secretário da Segurança Pública, enfatizou que o curso é uma inovação. “Esse é um curso essencial para a Polícia Militar, atendendo às exigências da nova legislação. Realizado em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, ele capacita nossos oficiais para assumir funções de comando na estrutura da corporação. Trata-se de uma qualificação inovadora, com novas metodologias e abordagens".
O CCEM, vale lembrar, é uma reformulação do antigo Curso Superior de Polícia (CSP) e atende à lei orgânica 14.751/23, que estabelece novos parâmetros e requisitos para formação e capacitação dos profissionais da segurança.
"O curso representa um avanço significativo para a Polícia Militar do Maranhão, pois fortalece a capacidade estratégica e de liderança de nossos oficiais", pontuou o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando. "Todos os 108 oficiais concluíram o curso com êxito, desenvolvendo trabalhos que vão ser utilizados para fazer valer a gestão pública, trazendo benefícios para a população na área de segurança", acrescentou o diretor de ensino da corporação, coronel Márcio Silva.
Fernando Carvalho, reitor da UFMA, também esteve presente na solenidade. Ele ressaltou que a especialização é fundamental para a qualificação dos tenentes-coronéis e majores, com reflexo direto na qualidade de vida da população. "Esse curso oferta aos militares uma formação de liderança e gestão, contribuindo assim para a melhoria da segurança pública do nosso estado do Maranhão".
Durante os quase quatro meses de curso, as duas primeiras turmas passaram por atividades intensivas. "Tivemos 12 disciplinas, tivemos 12 trabalhos de campo - cada disciplina tem o seu trabalho de campo aplicado dentro da Polícia Militar, dentro do ambiente de trabalho dos alunos, e tivemos 22 projetos ao todo, que foram os trabalhos de conclusão de curso, os quais serão aplicados", frisou a coordenadora do CCEM, a professora Rosângela Guimarães.
Osmar Alves, tenente-coronel da PMMA e um dos alunos do CCEM, disse ter sido uma honra participar do curso. "Esse curso tem grande importância para a nossa ascensão profissional. Nós tivemos diversas disciplinas onde a gente aprende a gestão nos mais diversos níveis da nossa carreira, com instrutores e professores do mais alto gabarito de todo o Brasil que tiveram muito a acrescentar na nossa ascensão profissional".
Além do encerramento, a solenidade também marcou o início da terceira turma do Curso de Comando e Estado Maior, que conta com 33 alunos e cuja aula inaugural foi ministrada pelo professor Ricardo Balestreri, ex-secretário Nacional de Segurança Pública, com longa carreira dedicada à formação e qualificação dos profissionais da segurança.
Mín. 22° Máx. 24°