A Câmara Legislativa do Distrito Federal comemorou os 25 anos da Cooperativa de Idiomas do Brasil (Cooplem), na tarde desta segunda-feira (18), em sessão solene, no plenário, (18), transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube , com tradução simultânea em Libras.
O autor da homenagem, deputado Gabriel Magno (PT), destacou a história da Cooplem, primeira cooperativa de idiomas brasileira, administrada por professores. Segundo o parlamentar, a Cooplem desenvolveu um “brilhante trabalho”, pautado pelo compromisso com a educação e com o cooperativismo, propiciando à comunidade acesso a uma nova língua. Nesse sentido, o parlamentar considerou o papel do cooperativismo que, no Brasil, abrange mais de vinte milhões de pessoas.
“Na Cooplem, os valores e os princípios do cooperativismo são respeitados”, assegurou a presidente da cooperativa, Márcia Ionne Behnke. Ela lembrou a história da Cooplem e exaltou o trabalho do idealizador da cooperativa professor Ademar de Faria, já falecido. Em nome da Cooplem, ela agradeceu a homenagem da CLDF, a qual estendeu à comunidade escolar, parceiros e colaboradores da cooperativa.
Uma das fundadoras da Cooplem, Sônia Maria Macedo disse que o cooperativismo mudou sua história de vida. “Nunca havia imaginado que eu poderia viajar para fora do Brasil ou que minha filha pudesse falar vários idiomas e através da Cooplem tivemos tudo isso”, afirmou.
Do mesmo modo, o cooperado Daniel Oliveira agradeceu à comunidade da Cooplem, cujo “objetivo é mudar a vida dos cooperados”, ao observar que sua história de vida se mistura com a história da Cooplem. Em nome dos discentes, Teodoro Ramos narrou sua experiência na Cooplem e sua dedicação ao estudo do espanhol. Ele elogiou a excelente qualidade do quadro docente e o “primor de ensino”.
Merecida homenagem
Por sua vez, o representante da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Hugo Andrade, considerou “merecida” a homenagem da CLDF à Cooplem. Ele discorreu sobre o sistema cooperativista brasileiro, que deseja fazer parcerias com o poder público. Já o representante da OCD no DF, Leopoldo Rodrigues, parabenizou a Cooplem pela condução moderna e global das atividades de ensino.
Durante a sessão solene, que contou com apresentação musical, foi apresentado um vídeo institucional produzido pela TV Distrital em homenagem aos 25 anos da cooperativa.
No final do evento, diversas personalidades foram homenageadas com moções de louvor pelos serviços prestados à educação do DF, entre elas o professor Ademar de Fariain memoriam.
Franci Moraes - Agência CLDF
Mín. 25° Máx. 26°