O programa Conhecendo o Parlamento, da Escola do Legislativo (Elegis), completou, em novembro, 100 edições realizadas no ano de 2024. Para comemorar, os servidores da Elegis se juntaram para uma fotografia especial, junto aos mascotes oficiais Cida e Adão, que tiveram o nome escolhido pela sociedade.
“O projeto desempenha um papel essencial na formação cidadã dos estudantes. Ao receber escolas para visitas, o programa oferece aos jovens a oportunidade de conhecer o funcionamento da Câmara, compreendendo o processo legislativo, o papel dos deputados distritais e a importância da participação democrática”, defendeu o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB)
A diretora da Elegis, Jane Marrocos, aproveitou a oportunidade para ressaltar que a escola oferta um letramento político para a sociedade, contribuindo para elevar também o índice de transparência da CLDF, lembrando a recente classificação de excelência no Radar da Transparência .
“Os programas da Elegis se traduzem na palavra ‘letramento’, pois promovemos educação, aproximação da sociedade com a Casa e elevação do conhecimento, portanto a transparência da Casa do povo”, defende Jane.
Números e conquistas
O Conhecendo o Parlamento, se divide em quatro diferentes objetos: Cidadão do Futuro, Jovem Cidadão, Cidadania para Todos e o Câmara vai às Escolas. Em 2023 o projeto atendeu mais de 8 mil pessoas, entre alunos, professores, idosos e sociedade em geral. A expectativa é que, ao final deste ano, esse número chegue a mais de 10 mil pessoas.
"A celebração das 100 edições do programa Conhecendo o Parlamento reafirma o nosso compromisso com a formação de cidadãos conscientes e engajados. Este marco destaca o alcance do Programa na vida de milhares de estudantes e professores que passaram pela CLDF. A cada edição, reforçamos a aproximação do Poder Legislativo da sociedade e a promoção do protagonismo juvenil e da educação para a cidadania”, pontuou a servidora Marília Teixeira, chefe do Núcleo de Projetos Especiais (NUPE), responsável pelo Conhecendo o Parlamento.
O Câmara vai às Escolas, por exemplo, foi vencedor do 39º Prêmio ABEL, categoria Comunidade . A premiação ocorreu durante o evento da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo, sediado pela CLDF. Além disso, ao final de 2023, a Elegis foi selecionada para apresentar seus projetos na sede da ONU em Genebra, Suíça.
A iniciativa premiada visita,in loco, as escolas, estimulando os estudantes a conhecerem o processo legislativo e apresentarem sugestões de projetos para melhorar a região. Essas visitas ocorrem em três etapas, que culminam em um evento oficial chamado de “oficina”, onde as propostas são apresentadas diretamente aos parlamentares envolvidos com os temas ou com destacada atuação na RA. A última edição aconteceu em Sobradinho II e foi a primeira vez em que quatro parlamentares estiveram presentes para ouvir essas demandas.
“Essa vivência prática é fundamental para que os estudantes desenvolvam uma visão crítica sobre a política e entendam melhor como as decisões públicas afetam suas vidas e suas comunidades. Iniciativas como essa, fortalecem o engajamento dos jovens estudantes na cidadania ativa e despertam o interesse por uma atuação consciente e responsável na sociedade”, relembra Wellington Luiz.
Vinícius Vicente, estagiário sob a supervisão de Bruno Sodré - Agência CLDF
Mín. 25° Máx. 26°