Quinta, 14 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Espírito Santo

PIB Estadual: agropecuária capixaba registrou resultado histórico em 2022

Nesta quinta-feira (14), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou os resultados do PIB Estadual 2022, com os dados consolidados e calcula...

14/11/2024 às 19h45
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Nesta quinta-feira (14), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou os resultados do PIB Estadual 2022, com os dados consolidados e calculados a partir de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na ocasião, esteve presente o superintendente Estadual do IBGE, Max Fraga, que destacou a longevidade da colaboração entre as instituições.

“O Instituto Jones dos Santos Neves é um parceiro de longa data do IBGE, e que desenvolve um trabalho muito importante, a elaboração dos estudos para a divulgação do PIB regional e municipal, envolvendo uma equipe altamente qualificada. É um trabalho no qual o IBGE deposita total confiança pela transparência e seriedade das ações”, afirmou Max Fraga.

Segundo os resultados apresentados, o Espírito Santo registrou o 14º maior PIB em 2022 entre as Unidades da Federação (UFs) e a 9ª colocação no PIB per capita. Na comparação com 2021, o PIB capixaba recuou -1,7%.

“Este recuo no desempenho do PIB Estadual em 2022 foi muito influenciado pelas variações da Indústria, que registraram quedas significativas e que impactaram bastante no desempenho final, mas que foram contrabalançadas em certa medida pelas atividades de Serviços e Comércios e a Agropecuária”, explicou o diretor de integração do Instituto Jones, Antonio Rocha.

Continua após a publicidade

A Indústria apresentou queda de -12,2% em volume de atividades, puxada principalmente pela queda na Indústria extrativa, explicada pela redução na extração de petróleo e gás e também uma queda na pelotização de minério. Além disso, também houve uma queda na Indústria de transformação de -5,2%, explicada pela redução no segmento de metalurgia.

Já o setor de Serviços apresentou crescimento de +5,3% puxado pelo Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (+4,4%), Transporte, armazenagem e correio (+8,5%) e Informação e comunicação (+8,8%), são os três segmentos que alavancaram o desempenho do setor de serviços.

Continua após a publicidade

O grande destaque entre os três setores foi a Agropecuária que apresentou variação em volume de +8,5% em 2022. Este resultado foi impulsionado por diversos produtos da Agricultura capixaba, sobretudo o café, que cresceu +45,6% e +5,9% nas variedades arábica e conilon, respectivamente, conforme dados da Pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM) do IBGE. Além do café, contribuíram para a performance do setor as culturas de cana-de-açúcar, pimenta-do-reino e abacaxi, compensando o fraco desempenho dos segmentos da Pecuária, Extração vegetal e Silvicultura.

“Pela primeira vez a Agropecuária respondeu por quase 6% da economia do Estado do Espírito Santo, resultado histórico, puxado principalmente pelo café. Desempenho que evidencia a potência que temos no Espírito Santo com a agricultura e pecuária”, destacou o diretor-geral do Instituto Jones, Pablo Lira.

Continua após a publicidade

Os dados apresentados pelo PIB Estadual 2022 são resultados oficiais calculados pelo IBGE em parceria com instituições de pesquisas de todos os estados brasileiros. Aqui no Espírito Santo, a instituição parceira é o Instituto Jones. Na atual metodologia os resultados são apresentados com uma defasagem de dois anos, porém

o IBGE está trabalhando para reduzir essa defasagem para um ano. No Espírito Santo, o IJSN desenvolveu a metodologia do PIB Trimestral para acompanhar o desempenho da economia de forma mais atualizada, mas não é algo realizado por todos os estados brasileiros.

O detalhamento do PIB Estadual 2022 pode ser acessado em:  https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/cadernos/pib-estadual

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários