A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) esteve, nesta quinta-feira (14), reunido com representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), para articular as ações que visam desenvolver o projeto da Divisa em boas práticas de alimentos para pequenos empreendimentos/produtores rurais, com objetivo de certificar por meio de selos, os produtos artesanais de origem vegetal fabricados no Piauí para serem comercializados.
Na reunião, a Adapi mostrou um pouco da sua experiência, o modelo de certificação já utilizado pelo órgão para certificar os produtos de origem vegetal e que impacta de forma positiva na confiança do consumidor.
“O objetivo é fazer essa integração das ações juntamente com a Vigilância Sanitária”, afirmou o gerente de classificação e inspeção vegetal da Adapi, Ernado Cardoso.
O projeto da Divisa está em fase de planejamento e quer incentivar, por meio de cursos de Boas Práticas de Fabricação/Serviços de Alimentação, os microempreendedores, produtores artesanais da agricultura familiar e urbana a produzirem os seus alimentos dentro das normas legais de higiene e qualidade, atendendo à Lei Estadual de Liberdade Econômica, viabilizando a comercialização dos mesmos, melhorando as condições de vida e de renda das comunidades.
“É uma forma de valorizarmos os produtos desses pequenos empreendimentos”, disse a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.
O Projeto terá sua execução coordenada pela Diretoria de Vigilância Sanitária, em parceria com as Vigilâncias Sanitárias Municipais, Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen), Ministério da Agricultura (Mapa), Adapi, Embrapa, Sebrae, dentre outros.
Mín. 23° Máx. 26°