O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) possui um espaço para que pacientes e familiares de municípios vizinhos possam aguardar o atendimento ou então o retorno para suas casas. Denominado Casa da Acolhida, o local conta agora com muito mais conforto para cumprir a sua missão. Isso porque na última terça-feira (12) uma cerimônia marcou a entrega do novo mobiliário e decoração da Casa, que tornou o local muito mais aconchegante e confortável. O investimento foi realizado com patrocínio da empresa DAF Caminhões.
A cerimônia contou com a presença do reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto; vice-reitor, Ivo Mottin Demiate; da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; do presidente da Associação Amigos do HC, Nelson Canabarro; do vice-presidente da Paccar Executive, Michael Dozier; Vice-presidente para América do Sul da Paccar, Michael Kuester; presidente da DAF Brasil, Larissa Gambrell; diretora de RH Sênior, Karen Collins; e a diretora de RH da América do Sul da DAF, Jeanette Jacinto. A diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI-UEPG), professora Sulany Silveira dos Santos, fez a tradução simultânea de algumas falas devido à presença de diretores internacionais da Paccar/DAF.
A Casa da Acolhida conta com três espaços de convivência diferentes, duas TVs, sofás, cadeiras, poltronas reclináveis, cozinha com refeitório, banheiros masculino e feminino com chuveiro, além de uma bela decoração para deixar o ambiente ainda mais aconchegante.
O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, afirma que é um orgulho para a Universidade Estadual de Ponta Grossa ter um espaço como este aqui no Hospital Universitário. “A Casa da Acolhida é um local de humanização sem igual na região e que está ainda mais humanizada para receber acompanhantes, familiares e pacientes”, enfatiza. “Temos agora uma estrutura física confortável, que produz um conforto que é também emocional. Com a Casa, estamos focados não somente no tratamento, mas nas pessoas”.
Durante sua fala, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou os avanços na área da saúde em todo o município e que a Casa da Acolhida é mais um deles. Ela disse ainda que investimentos próximos geograficamente, como o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Polícia Científica, nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas e a própria Casa trazem benefícios para todos os pacientes do município e da região dos Campos Gerais.
A professora Fabiana afirma que dos 28 municípios atendidos pelo HU-UEPG, de três Regionais de Saúde, muitos deles exigem quatro horas de viagem com pacientes chegando muito cedo e retornando tarde. “É um espaço onde quem frequenta se sente seguro. Todas as pessoas são acolhidas e registradas em sistema e não existe a possibilidade de estranhos ao Hospital estarem ali”. Ela agradeceu à DAF pelo investimento e destacou que na inauguração da Casa da Acolhida, em setembro de 2023, a gestora Karen Collins também participou e se mostrou interessada pelo perfil de atendimento do HU e, por isso, houve a possibilidade dessa parceria.
Para o presidente da Associação Amigos do HC, Nelson Canabarro, a Casa da Acolhida é um espaço para auxiliar na saúde mental de quem a frequenta. Isso porque é um espaço confortável, onde é possível descansar, tomar banho, se alimentar, antes de retornar para casa nos municípios vizinhos de abrangência do Hospital Universitário. Ele destaca também o trabalho da arquiteta voluntária da Associação, Kalinca Wielewski, que foi quem projetou todo o espaço, inclusive com painéis orgânicos que transformam o local para quem frequenta.
Texto e fotos: Tierri Angeluci
Continua após a publicidade
Mín. 23° Máx. 26°