Sabe a coleta de resíduos sólidos, a que passa a cada dois meses, mais ou menos, nos oito setores de Sorriso e tem um calendário específico para manter a cidade sempre limpa e organizada? Então, existem algumas regras para que sejam disponibilizados estes itens para coleta.
Os restos de construção, por exemplo, não podem, e nunca puderam, ser dispostos para coleta de resíduos sólidos. Neste caso, o indicado é contratar empresas especializadas neste descarte, as conhecidas “caçambas de disk-entulho”.
A partir de agora, quando for constatada a presença de restos de construção nos itens destinados à coleta de resíduos, o também chamado “lixo seco”, o proprietário do endereço será notificado para fazer o descarte correto e, em não cumprindo a ordem para destinar corretamente o resíduo, terá de pagar multa de R$ 3,5 mil.
Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado neste tipo de coleta, preste atenção:
O que é recolhido?
Com a coleta de resíduos sólidos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).
O que não é coletado?
Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG - antigo Lixão). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DMEG, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 7h às 13h.
Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.
Nesta semana, onde as equipes estão?
Até sexta-feira (15 de novembro), as equipes estão fazendo a coleta nos bairros que integram o Setor 2: Bom Jesus; Benjamin Raiser; Alphaville; Village; Villa Romana; Centro; Jardim das Acácias; Parque Felicidade; Parque Universitário; União; e Santa Bárbara.
Para que o serviço seja executado com eficiência, todos os resíduos já devem estar nas calçadas. Inclusive, colocar os resíduos nas calçadas fora do período de coleta também pode gerar multa.
Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:
Coleta de Resíduos Sólidos: É sobre a qual estamos conversando desde o início deste bate-papo. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.
Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.
Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.
Clique aqui e acompanhe o calendário!
Dúvidas, sugestões, críticas ou elogios sobre este ou outro serviço ofertado pela Prefeitura? São muitos os canais de comunicação: para saber sobre os serviços ofertados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), é só acionar, via WhatsApp, o 66 99690 1823. Para acionar o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), é só chamar, também via Whats App, o 66 99927 2611. Para saber sobre as ações de sustentabilidade realizadas no Município, é possível entrar em contato pelo 66 99603 7703. Há ainda o telefone da Ouvidoria, o 150, disponível para ligações, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Texto: Nádia Mastella
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 24° Máx. 27°