Quinta, 14 de Novembro de 2024
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Meio Ambiente

Parque Estadual das Carnaúbas integra primeira Brigada Voluntária Florestal no Noroeste cearense

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, foi concluída a formação da primeira Brigada Florestal Voluntária da Região Noroeste do Ceará, batizada como Bravos...

12/11/2024 às 18h57
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, foi concluída a formação da primeira Brigada Florestal Voluntária da Região Noroeste do Ceará, batizada como Bravos da Serra, promovida pela gestão da Unidade de Conserva (UC) Parque Estadual das Carnaúbas, em parceria com a Defesa Civil de Uruburetama. A iniciativa visa fortalecer a proteção ambiental da região e contou com a participação de moradores locais.

De acordo com a gestora da UC estadual, Nara Magalhães, o treinamento foi ministrado por agentes da Defesa Civil do município de Uruburetama e seguiu rigorosamente os padrões estabelecidos pelo Manual de Formação do Brigadista do Prevfogo/Ibama, além de incorporar as atualizações da legislação vigente, como a Lei do MIF nº 14.944/24 e o Decreto nº 12.189/24.

“Agradecemos aos parceiros fundamentais: a Defesa Civil de Uruburetama e o coordenador Cleyton Sampaio, a Prefeitura de Granja e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, pelo suporte e compromisso com a preservação ambiental”, pontuou Nara, que também parabenizou os novos brigadistas. “Que esta formação seja o início de uma rede de proteção cada vez mais forte para o Parque Estadual das Carnaúbas e toda a região. Parabéns aos ‘Bravos da Serra’!”, finalizou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Continua após a publicidade

Treinamento Teórico e Prático

Durante o curso, os brigadistas passaram por uma formação abrangente, que incluiu tanto conteúdo teórico quanto atividades práticas. O primeiro dia foi dedicado à apresentação de ferramentas, organização de almoxarifados, e treinamento no manuseio de equipamentos motorizados e de proteção individual (EPIs). Essa preparação visa garantir que os brigadistas possam atuar de forma eficiente e segura no combate a incêndios florestais.

O segundo dia foi marcado por algumas das etapas mais desafiadoras do curso: o Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas – THUFA, que tem o objetivo de avaliar a resistência muscular e habilidade no manuseio de ferramentas agrícolas dos brigadistas. Além do simulado de incêndio florestal em condições reais, que aconteceu no período noturno reforçando a importância da preparação para situações de risco em horários críticos.

Continua após a publicidade

Já no último dia de imersão do curso, os brigadistas enfrentaram o Teste de Aptidão Física (TAF), que exigiu o transporte de uma bomba costal com 20 litros de água por 2.400 metros, em um tempo limite de 25 minutos e um exercício prático de combate a incêndio, realizado ao meio-dia, para simular as condições mais severas de temperatura e horário, proporcionando uma experiência realista de atuação em ambientes de risco.

Conclusão e Aprovados

Ao final da formação, 13 alunos foram aprovados, tornando-se os primeiros brigadistas florestais certificados da região. A dedicação e o comprometimento desses novos profissionais são um marco para a preservação do meio ambiente local.

Continua após a publicidade

Parque Estadual das Carnaúbas

Sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), o Parque Estadual das Carnaúbas foi criado pelo Decreto Estadual Nº 28.156 de 15/029/2006 com o objetivo de proteger e preservar áreas representativas do bioma caatinga, incluindo nascentes de rios e bicas localizadas nos Municípios de Granja e Viçosa do Ceará. Além de proteger os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e de desenvolvimento de atividades de educação em contato com a natureza e de turismo ecológico. A UC tem uma rica geodiversidade pois abrange a Serra da Ubatuba, que abriga o único Refúgio Ecológico Montano do Ceará, em meio a fragmentos de Cerrado, espécies da Floresta Amazônica e Mata Atlântica, constituindo um grande ecótono.

O Parque e seu entorno oferecem ao visitante todos os atrativos que se espera encontrar em uma unidade de conservação, com inúmeras cachoeiras, cânions e piscinas naturais, sítios arqueológicos, cavernas e mais de 60km de trilhas e travessias mapeadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários