O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, prestigiou, na manhã desta quarta-feira (7), a abertura do ciclo de formação destinado a professores com atuação no Programa de Educação de Jovens e Adultos com Técnico (Ejatec). O evento ocorre no Diferencial Buffet e se estende até esta sexta-feira (8).
A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e a Fundação Getúlio Vargas e tem por objetivo qualificar gestores e multiplicadores do Programa, que irão atuar junto às Gerências Regionais de Educação (GREs) e escolas, orientando os profissionais da rede. A meta é contemplar todas as 353 escolas que ofertam a modalidade Ejatec. Ao todo, 65 formadores, entre coordenadores e supervisores de EJA, técnicos da Seduc e professores, participam da atividade.
“O Piauí é destaque tanto na Ejatec, quanto na EJA e isso é fruto do trabalho dos professores. Da dedicação e do compromisso com uma etapa de ensino que é muito relevante, que oportuniza que jovens e adultos estudem, em um outro momento da vida, com a mesma qualidade e, sobretudo, com essa conexão com o mundo do trabalho. Possibilitando que elas saiam desse processo com um horizonte possível, aberto de empregabilidade”, afirmou o secretário Washington Bandeira.
A formação ocorre em formato presencial com modelo de cascateamento, dividida em três etapas, sendo esta a última. Na oportunidade são tratadas pautas como: trabalho como princípio educativo nas escolas didáticas, práticas de aprendizagem centradas no estudante e avaliação das ações de aprimoramento da Ejatec.
O Piauí foi o único estado da Federação a cumprir a meta dez do Plano Nacional de Educação, superando a marca de 27% dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, vinculados ao Ejatec.
Sobre o Programa
O Ejatec é um programa que conecta a Educação de Jovens e Adultos (EJA) à Educação Profissional, com o objetivo de aumentar a empregabilidade dos estudantes e incentivar a continuidade dos estudos.
Mín. 24° Máx. 27°