Com o objetivo de sensibilizar e aumentar o número de doadores de órgãos e tecidos no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Colégio Notarial do Brasil, seção Maranhão (CNB/MA) e a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX), deu início à I Semana Estadual de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, nesta segunda-feira (4), no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís (MA).
O objetivo da mobilização é promover o debate sobre a doação de órgãos, ampliar o número de doadores no Maranhão, reduzir a fila de pessoas à espera de um órgão e, também, divulgar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), facilitando a escolha para quem deseja se tornar um doador.
“A doação de órgãos é um gesto de generosidade e, acima de tudo, uma forma concreta de salvar vidas. Esses números nos mostram que o Maranhão tem dado passos importantes e que o trabalho não para. Vamos reforçar ainda mais essa política tão importante para garantir a saúde e o futuro de muitas pessoas”, destacou o governador Carlos Brandão.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reforça a importância da doação e os avanços já alcançados. “Com muito trabalho, a Central Estadual de Transplantes vem conscientizando muitas famílias acerca da doação de órgãos e tecidos, com isso temos ampliado o número de vidas salvas por um transplante. Iniciativas como a da AEDO fortalecem as ações em prol da doação”, disse.
A Central Estadual de Transplantes (CET), vinculada à SES, integra a programação da I Semana Estadual de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos. A coordenadora adjunta da CET, Heloísa Lima, destacou a parceria com o judiciário e a ampliação do debate sobre a AEDO. "Precisamos de doações diariamente, e essa autodeclaração facilita para as famílias, que muitas vezes ficam indecisas sobre a decisão final. Com a AEDO, a vontade do doador já fica expressa, representando o último desejo da pessoa", justificou.
Para a juíza corregedora Laysa Mendes ressaltou a relevância do tema para sociedade. "Estamos todos movidos pela importância desse tema e precisamos conversar mais sobre isso. Essa semana tem o objetivo principal de sensibilizar as pessoas e trazer o debate sobre a doação de órgãos para o centro da sociedade", enfatizou.
O entregador Aldeon da Silva aderiu a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos. “Nós precisamos ter amor ao próximo, pensar no amanhã. Podemos ajudar várias pessoas a continuarem vivas. Aqui, foi muito fácil e rápido”, declarou.
Autorização
A AEDO também pode ser feita pelo site [url=https://www.aedo.org.br/]https://www.aedo.org.br/[/url]. O processo é rápido e seguro com o preenchimento de um formulário. Após está etapa, será agendada uma videoconferência que ficará gravada, confirmando a intenção da doação de órgãos. Além disso, será emitido um documento digital. A autodeclaração é protegida pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e estará disponível para consulta da CET, quando necessário, facilitando o processo de autorização da doação.
Quando uma pessoa que fez a autorização falece, sua AEDO pode ser consultada, via CPF, por profissionais que atuam no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, dando início a um trabalho para que pode salvar a vida de outras pessoas. Atualmente, cerca de 900 pessoas aguardam na fila de espera para transplantes por órgãos ou tecidos no Maranhão, sendo 238 para rim, quatro para fígado e 662 pessoas para transplante de tecido (córnea).
Programação
A Semana Estadual de Autorização Eletrônica conta com ações, nesta quinta-feira (7), das 8h às 12h, no Hospital Dr. Carlos Macieira, com esclarecimentos sobre o tema e um espaço destinado para realização da AEDO. No sábado (9), de 8h às 12h, a ação será Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), no bairro Jordoa, e, no mesmo dia, das 15h às 20h, a ação continua no Shopping da Ilha.
Mín. 24° Máx. 26°