A equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Costa Rica, em parceria com o espaço Psicopedagógico Vida de Barra do Garças/MT, está promovendo uma série de formações destinadas a educadores e profissionais da educação, visando à inclusão e ao atendimento das necessidades de alunos com deficiências e transtornos de neurodesenvolvimento. A iniciativa, liderada pela psicopedagoga Viviane Donadel, busca capacitar professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, além de profissionais de apoio e tradutores intérpretes de Libras.
As formações ocorreram em um formato de oficinas, totalizando 32 horas, divididas em quatro encontros bimestrais ao longo do ano de 2024. Os encontros, realizados aos sábados, permitiram que os participantes se aprofundassem em temas fundamentais para a prática pedagógica inclusiva. Entre os conteúdos abordados, destacam-se:
- Materiais estruturados para flexibilização de conteúdos em sala de aula;
- Materiais específicos para transtornos do neurodesenvolvimento, com foco em leitura/escrita e matemática, incluindo dislexia, disortografia e discalculia;
- Alfabetização e consciência fonológica;
- Recursos adaptados para a Educação Infantil.
A última oficina, dedicada à Educação Infantil, aconteceu no dia 26 de outubro e encerrou um ciclo de formações que visam equipar os educadores com ferramentas e estratégias que promovam a inclusão efetiva de todos os alunos no ambiente escolar.
O objetivo principal dessas formações é capacitar educadores para que possam desenvolver práticas pedagógicas que reconheçam e respeitem as individualidades dos alunos, especialmente aqueles que enfrentam desafios relacionados a deficiências ou transtornos. “A inclusão deve ser uma prioridade nas escolas. Com as formações, buscamos conscientizar e preparar os profissionais para que entendam a importância de adaptar o ensino e criar um ambiente acolhedor para todos”, ressaltou a secretária de Educação, Maria Almeida.
A iniciativa reflete um compromisso da Prefeitura de Costa Rica em promover uma educação mais inclusiva e de qualidade, reconhecendo a diversidade como um aspecto enriquecedor do processo de ensino-aprendizagem. Com essas ações, Costa Rica avança no caminho da inclusão escolar, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação que respeite suas singularidades e potencialidades.
Fonte:ASSECOM / PMCR
Autor:Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista
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