Petrolina voltou a se destacar como referência em qualidade de vida. A Macroplan, renomada consultoria em planejamento e gestão, divulgou, nesta quinta (31), um novo estudo para avaliar diversos indicadores como saúde, educação, saneamento, sustentabilidade e segurança dos municípios. Petrolina ficou no primeiro lugar no índice geral de qualidade de vida no Nordeste.
Intitulado “Desafios da Gestão 2024,” o levantamento é realizado desde 2010. A Macroplan avalia a qualidade de vida das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes em 15 indicadores-chave. O município pernambucano obteve a nota 0,622, média superior a de todas as capitais e demais cidades nordestinas de grande porte. O estudo revelou avanços na qualidade dos serviços públicos, como melhorias no ensino fundamental, taxa de matrículas na educação infantil, ampliação da cobertura de saúde, entre outros.
Essa não é a primeira vez que Petrolina lidera o ranking de qualidade de vida no Nordeste, reforçando o reconhecimento de suas políticas públicas e a visão estratégica da atual gestão. De 2010 para o atual ano, a cidade subiu 23 posições, mantendo-se como a única nordestina entre os 50 melhores municípios do Brasil.
Mín. 25° Máx. 26°