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Educação: Semed promove 1º Colóquio Unificado de Referências Interdisciplinares no Contexto das Escolas do Campo

O Curica, como foi batizado o 1º Colóquio Unificado de Referências Interdisciplinares no Contexto das Escolas do Campo (Curica), foi realizado nos ...

01/11/2024 às 16h23
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Marabá - PA
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

O Curica, como foi batizado o 1º Colóquio Unificado de Referências Interdisciplinares no Contexto das Escolas do Campo (Curica), foi realizado nos dias 30 e 31 de outubro e organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento aconteceu na Câmara dos Vereadores e na sede da Semed, reunindo educadores, gestores e comunidade escolar para valorizar e compartilhar as práticas educativas desenvolvidas nas escolas rurais de Marabá, possibilitando troca de experiências e saberes.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
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“A proposta do Curica é socializar práticas que foram desenvolvidas e tiveram resultados nas escolas do campo. Esses projetos envolvem questões locais, como a sustentabilidade, a agricultura familiar e o trabalho na lida do campo, permitindo que os alunos reflitam sobre o que vivem e tragam soluções para problemas de suas comunidades,” explica Arley Novaes de Oliveira, diretora de ensino do campo da Semed.

Arley Novaes de Oliveira, dir. de ensino do campo da Semed
Arley Novaes de Oliveira, dir. de ensino do campo da Semed

Com a presença de cerca de 40 das 89 escolas do campo do município, o colóquio se consolidou como um marco para a educação do campo, revelando a força e as especificidades do ensino em áreas rurais. O nome “Curica” carrega a ideia de reunir saberes diversos e compartilhar projetos que expressam o cotidiano e as vivências das escolas do campo.

Além de palestras e oficinas, o colóquio contou com apresentações de projetos escolares. Durante o Curica, a troca de experiências foi o ponto alto. Educadores como Maressa Parizi, professora de matemática da Escola Maria das Neves, na Vila Santa Fé, trouxeram projetos, como um de educação científica com alunos do 8º e 9º ano, incentivando-os a participar de mostras científicas.

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“O projeto teve um impacto significativo na formação dos alunos, melhorando a escrita formal e despertando neles o desejo de prosseguir na vida acadêmica. Hoje, muitos dos nossos ex-alunos, que já estão na universidade, ainda relatam o quanto essas experiências contribuíram para a formação deles. Esse evento mostra o valor do que fazemos, desde o porteiro até os professores, cada um com seu papel fundamental. É uma oportunidade para que a cidade e o poder público reconheçam a importância de nossas iniciativas”, disse.

Maressa Parizi, professora na Vila Santa Fé
Maressa Parizi, professora na Vila Santa Fé

Para os organizadores, o sucesso do primeiro Curica demonstra a necessidade de fortalecer e apoiar a educação no campo como uma força transformadora. “Queremos que o Curica seja mais que um encontro. Nossa intenção é que ele se torne uma referência para o desenvolvimento de uma educação do campo que é inovadora, sensível e comprometida com a realidade e o futuro das comunidades rurais”, conclui Arley.

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Configuração da Educação no Campo

A diretora de ensino do campo da Semed explica que a educação do campo em Marabá destaca-se pela necessidade de adaptação à realidade dos estudantes, muitos dos quais dividem seu tempo entre as tarefas escolares e o trabalho nas propriedades rurais das famílias. É comum que alunos do 6º ao 9º ano já participem ativamente de atividades como a ordenha de animais, a plantação e a colheita de alimentos. Isso demanda uma abordagem curricular que vá além dos conteúdos tradicionais, integrando o conhecimento técnico, prático e sustentável que faz parte do cotidiano dos alunos.

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“No campo, o ensino precisa ser construído a partir das vivências locais. Os professores trabalham temas como o desmatamento, o uso de recursos hídricos, agricultura familiar e a preservação ambiental, sempre contextualizando esses conteúdos com a realidade da comunidade e incentivando os alunos a participarem ativamente das soluções”, afirma a diretora.

Arley conta ainda que para promover essa integração, os educadores do campo em Marabá realizam uma pesquisa inicial com as comunidades para identificar temas de relevância local.

“Cada escola, localizada em polos distintos – como Parauapebas, Rio Preto e em áreas próximas à ferrovia – possui uma realidade única, e a Semed busca oferecer apoio para que o currículo seja adaptado conforme as necessidades de cada região. Esse processo, que se inicia na jornada pedagógica dos professores, é uma oportunidade para que os educadores se aprofundem nas particularidades da comunidade e planejem atividades significativas e transformadoras”, explica.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
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Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio

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