Sábado, 23 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Educação Piauí

Estudante de Caldeirão Grande do Piauí é selecionada para Programa Jovens Embaixadores e fará intercâmbio nos Estados Unidos

Trinta estudantes de todo o Brasil foram selecionados para a edição do próximo ano, que ocorre entre os dias 11 e 24 de janeiro.

31/10/2024 às 23h21
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

De Caldeirão Grande do Piauí para Washington DC, capital dos Estados Unidos. Esse será o roteiro da estudante Ingrid de Castro Silverio, de apenas 17 anos. Aluna do 1º ano do Ensino Médio e do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Waldemar de Moura Santos, ela foi selecionada como a representante piauiense no Programa Jovens Embaixadores 2025.

A iniciativa é uma ação do Departamento de Estado Norte-Americano no Brasil, voltada para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de todo o país e que oferta intercâmbio de curta duração em território norte-americano. Trinta estudantes de todo o Brasil foram selecionados para a edição do próximo ano, que ocorre entre os dias 11 e 24 de janeiro.

Ansiosa pela primeira experiência fora do país, a jovem Ingrid de Castro, medalhista de prata da Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (Seduc LEM), garante estar animada para testar seu nível de inglês.

“Estou muito animada. Será uma ótima oportunidade para treinar meu inglês e conhecer novas pessoas, novas culturas. Sempre quis ter uma experiência como essa. Eu já tenho inglês avançado, mas é diferente porque vou praticar com conversas reais”, garantiu a estudante.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Até ser escolhida, a estudante piauiense superou nove etapas de avaliação. A seleção é baseada em ações de impacto social voltadas ao combate às mudanças climáticas e incluem testes escritos e entrevistas, ao tempo que os candidatos precisam apresentar alternativas para um futuro mais promissor e sustentável para todos.

Continua após a publicidade

“A conquista da Ingrid é motivo de alegria para todos do time Seduc, acreditamos no potencial desses garotos e garotas. Feliz também em ver o resultado de ações como o Seduc Lem na vida prática dos estudantes. Sem dúvidas, ela terá uma experiência única e, quando regressar, vai poder dividir tudo isso com os colegas de escola e com a comunidade”, celebrou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Antes do embarque para os Estados Unidos, a programação da jovem piauiense receberá orientações pré-embarque e realizará a entrevista de visto para entrada no país, entre os dias 7 e 10 de janeiro, em Brasília.

Continua após a publicidade

“Desde o resultado da seleção, estou com muita expectativa para conhecer o lugar para o qual iremos, como ele realmente é. Saber como as pessoas vivem e como posso melhorar o meu projeto para implementar tudo isso na minha cidade”, pontuou Ingrid.

Em solo norte-americano, a estudante deve desembarcar em Washington, onde participa de atividades de integração e recebe orientações para o período de intercâmbio.

A programação do Jovens Embaixadores 2025 prevê a participação em oficinas sobre liderança, empreendedorismo, projetos de impacto social, além de visitas programadas a escolas da região, onde farão apresentações sobre o Brasil.

Programa Jovens Embaixadores

Em consonância com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) que, em 2025 será sediada no Brasil, o Jovens Embaixadores 2025 selecionou 30 estudantes que estejam engajados(as) em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas.

Com exceção do custo referente à emissão do passaporte, todas as despesas inerentes à participação no Programa Jovens Embaixadores são custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

O Jovens Embaixadores é um projeto voltado para estudantes que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social, além de se destacarem em suas comunidades por atitudes positivas, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, perfil de liderança e espírito empreendedor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários