De 0h às 10h deste domingo, a Ciops registrou 101 chamados relacionados a crimes eleitorais, sendo 90 em Fortaleza e 11 em Caucaia
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) realizou, na manhã deste domingo (27), dia do 2º Turno das Eleições Municipais 2024, uma coletiva de imprensa para divulgar as ações de acompanhamento e o balanço parcial das ocorrências relacionadas à operação. O secretário da SSPDS, Roberto Sá, gestores de órgãos vinculados da SSPDS e colaboradores de órgãos parceiros, estiveram reunidos no Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), na sede da SSPDS, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
O gestor da SSPDS destacou que, de 0h às 10h deste domingo, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) registrou 101 chamados relacionados a crimes eleitorais, sendo 90 em Fortaleza e 11 em Caucaia. “Estamos coordenando as operações de segurança na Eleição Municipal 2024 com dois gabinetes, um com foco na coordenação operacional, onde efetivamente tomam-se as decisões, e outro em um nível mais estratégico e de suporte, para que haja esse apoio e articulação. Estamos com uma eleição dentro do que era esperado. Nosso foco é atender os acionamentos e cumprir a lei. Torcemos para que as ações integradas sigam efetivas e que os números de ocorrência sigam dentro da normalidade”, apontou o secretário da pasta.
“Para os eleitores, desejamos que exerçam seu direito à cidadania de uma forma moderada e dentro da legalidade. Nossa intenção é que o cidadão se sinta seguro para ir e vir, de forma tranquila. Temos reforço no policiamento da PMCE e no número de delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) disponíveis para receber denúncias de qualquer tipo de crime”, apontou Roberto Sá. O gestor indicou ainda, que dentre os acionamentos, uma pessoa foi conduzida para a Polícia Federal após ocorrência de boca de urna, no Jangurussu (AIS 3).
Durante este fim de semana, o trabalho integrado conta com reforço no efetivo com a mobilização de 11.076 mil profissionais, aumento da quantidade de delegacias em regime plantonista e integração com órgãos federais e municipais. Os trabalhos são coordenados pela SSPDS, em alinhamento com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Federal (PF), Ministério Público e demais instituições parceiras.
O GGEC é composto pelo Grupo de Coordenação Operacional, que tem a participação dos coordenadores operacionais de todas as Forças de Segurança e demais órgãos envolvidos, e pelo Gabinete de Gestão Estratégica, onde estão os gestores máximos das Força de Segurança, com a finalidade de tomada rápida de decisão, quando for necessário.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônicohttps://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Mín. 24° Máx. 28°