A Embratur ministrou na segunda-feira (21), um workshop para capacitar representantes do setor turístico dos municípios de Nossa Senhora do Livramento e Poconé. Em parceria com o Sebrae, a qualificação para guias turísticos, operadores, empresários, membros de secretarias municipais, entre outros agentes do trade, aconteceu na Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda, em Mata Cavalo - comunidade formada por remanescentes de quilombo que tem sua população vivendo ainda de maneira tradicional. A comunidade se situa as margens da MT-060, a 13 km da sede do município de Nossa Senhora do Livramento, que está a 42 km da capital, Cuiabá.
O objetivo do workshop é ajudar profissionais locais a entenderem mais sobre o turista que opta pelo destino Pantanal Mato-grossense, em Poconé. E, como Mata Cavalo fica nessa rota, a Secretaria de Cultura e Turismo de Livramento, em parceria com o SEBRAE/MT e governo do estado, criou na comunidade a rota afroturismo quilombola – destacando a cultura negra do local.
Há quase dois anos trabalhando o afroturismo no Mata Cavalo, a consultora de turismo pelo Sebrae/MT, Rejane Pasquali, explicou que a comunidade conta com um roteiro interessante dados às experiências compostas de inúmeras opções de visitas: “Neste roteiro oportunizamos visita no reino de Xangô, visita no quintal de Maria Josefina, visita na Casa da Cultura para conhecer os produtos genuinamente da região. Também se acrescenta apresentações de grupos culturais como Ipê do Cerrado, o Congo Mirim, e Herança de Tereza que também é grupo afro”
Para Rejane, o momento é certo para disseminação do Turismo na região “já que tanto o Ministério do Turismo quanto a Embratur estão de olho no afroturismo que temos em Livramento, ou seja, o Etnoturísmo Quilombola”.
Segundo a consultora, “não foi por acaso que recentemente a quilombola Gonçalina Almeida foi escolhida pela Embratur para contar a história do quilombo e do afroturismo nos Estados Unidos da América”.
Em setembro deste ano, a livramentense descendente de quilombolas, Goncalina Almeida, ministrou palestra em Nova Iorque (EUA) durante o evento Galeria Visit Brasil, organizada pela Embratur em parceria com o Sebrae, em promoção a Amazônia brasileira. Na ocasião, Gonçalina que também é conhecida como Xunxa, falou sobre os Biomas Sustentáveis e esmiuçou sobre a história diária na comunidade de Mata Cavalo. Gonçalina atualmente ocupa a pasta de secretária de Assistência Social em Nossa Senhora do Livramento/MT.
“A Embratur achou esse processo de Mata Cavalo muito interessante porque atende justamente da necessidade do turismo, principalmente do turista internacional. Esse turista quer vir para o Pantanal, mas ele também quer conhecer e vivenciar outras experiências, ele quer conhecer o modo de vida das pessoas que moram aqui no território Pantanal e Livramento está inserido nesse pacote. Hoje, igual a Poconé, Livramento está apto para atrair os viajantes e dai a importância da parceria Embratur como auxilio estratégico para este tipo de negócio, pois conhece como ninguém as tendências do turismo”, completa a gestora estadual de turismo do Sebrae/MT, Maribeth Gonçalves.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Nossa Senhora do Livramento, José Eugênio Maciel, “As ações da Embratur com o Sebrae são de extrema importância para a capacitação dos profissionais do setor. A qualidade na prestação de serviço atrai mais os turistas e garante a geração de emprego e renda para as famílias, impulsionando a economia dos municípios inseridos".
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Mín. 24° Máx. 27°