A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta sexta-feira (18), às 19h, audiência pública para debater o fortalecimento da economia criativa no DF. A iniciativa do deputado Max Maciel (Psol) também discute o projeto de lei 970/24, de autoria do distrital, que determina a criação de Territórios de Distrito Criativo e Tecnológico na cidade.
A economia criativa combina conhecimento e inovações para tornar produtos e serviços mais atrativos. A estratégia é comum em setores musicais, gastronômicos e turísticos. De acordo com dados do Panorama de Economia Criativa do DF elaborado pela Universidade Católica de Brasília, existem 25 domínios criativos na capital, envolvendo cerca de 130 mil agentes.
Segundo Maciel, a proposta visa fomentar o desenvolvimento de atividades ligadas à economia criativa, por meio da concessão de incentivos fiscais às empresas e personalidades jurídicas do setor.
“Quando falamos de economia criativa, estamos tratando de inúmeras pessoas que dedicam suas vidas para a produção cultural, artística e inovadora, que geram renda, emprego e sustentabilidade para o DF”, destaca Maciel. “A instituição de Territórios de Distrito Criativo permitirá que o setor cresça e continue a produzir, mas com mais segurança jurídica e apoio governamental”, enfatiza.
Amanda Gonçalves, estagiária sob supervisão de Bruno Sodré/Agência CLDF
Mín. 24° Máx. 28°