O primeiro ato do prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, logo após o pleito eleitoral de 2024, foi tratar sobre o processo de implantação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O assunto foi tema de uma reunião em Brasília, na última quarta-feira (09).
O prefeito foi recebido pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para falar sobre a implantação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde, que é uma demanda antiga da comunidade, que muitas vezes precisa se deslocar para outras cidades e até estados, para buscar uma instituição pública e gratuita de ensino e que seja de qualidade.
Miguel Vaz comentou que tem articulado junto ao Governo Federal para agilizar o processo em torno da vinda da UFMT. “Fui muito bem recebido pelo ministro Carlos Fávaro, que reforçou ao ministro da Educação, Camilo Santana, que dessa total atenção para o projeto de implantação da Universidade Federal em Lucas do Rio Verde”, destacou o prefeito Miguel Vaz.
Na ocasião Fávaro também entrou com contato com a atual reitora da UFMT, Marluce Souza, para pedir uma atenção a questão, e que ela dê sequência ao projeto de implantação do Campus.
“Foi muito importante essa conversa do ministro Carlos Fávaro com a reitora, porque ela assumiu o compromisso de continuar dando apoio para que a Universidade Federal tenha um polo em nossa cidade”, observou Miguel Vaz.
O Município já fez a doação do terreno para a implantação do campus da UFMT, bem como do projeto pedagógico orçamentário para implantação de cinco cursos. “Vamos construindo esse ambiente politicamente, para que em breve, possamos ter a decisão da implantação do Campus da UFMT em Lucas do Rio Verde. Não estamos parados, estamos envolvidos nessa causa, para ter aqui a Universidade Federal de Mato Grosso em nossa cidade”, observou o gestor.
Outras demandas
Ainda durante a visita a Brasília, o prefeito Miguel Vaz, aproveitou para tratar sobre outro assunto considerado importante para o Município, que é a construção de um novo aeroporto em Lucas do Rio Verde, já que o Aeroporto Bom Futuro, possui estrutura apenas para pequenos voos.
“Já temos uma área pré-definida para um novo aeroporto e precisamos pensar a longo prazo, já que Lucas do Rio Verde é um polo de desenvolvimento econômico e considerando o alto crescimento populacional do município, que deve chegar a 200 mil habitantes nos próximos 15 anos”, disse o prefeito.
O planejamento da Prefeitura quanto a logística e locomoção, vai além da ampliação do aeroporto. O Município está avançando nas tratativas junto a Nova do Oeste quanto ao Contorno Rodoviário. Além disso, a duplicação da BR-163 e a implantação da Ferrovia Estadual devem transformar Lucas do Rio Verde, atraindo ainda mais crescimento e investidores.
Mín. 22° Máx. 24°