Segunda, 20 de Janeiro de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Segurança Segurança

Aesp/CE e CBMCE iniciam Curso de Salvamento Aquático para Profissionais de Segurança Pública

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), iniciou nesta terça-fei...

08/10/2024 às 19h12
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), iniciou nesta terça-feira (08) mais uma edição do Curso de Salvamento Aquático. O objetivo principal do curso é instruir e capacitar os profissionais da segurança pública nas atividades relacionadas ao salvamento aquático, seguindo as normas e técnicas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), como forma de garantir a saúde e a segurança de todos os envolvidos durante os procedimentos.

O curso possui 400 horas-aula e contempla em seu conteúdo programático disciplinas que abordam Ética e Cidadania; Anatomia e Fisiologia Humana; Educação Física; Noções de Oceanografia e Meteorologia; Prevenção e Salvamento Aquático; Técnicas Básicas de Resgate de Afogados; Utilização de Embarcações Náuticas; Relacionamento com o Público e Mídias; Noções Básicas de Mergulho Livre e Estágio Operacional Supervisionado, entre outros assuntos fundamentais para garantir que os profissionais estejam preparados para atuar em situações de emergência, promovendo a segurança pública e salvando vidas.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Durante a solenidade, o Diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, destacou a importância da qualificação profissional. “Investir na qualificação é uma forma indelével de valorizar o efetivo, pois o conhecimento adquirido fica para sempre”, afirmou Barreto.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com ele, instrutores especializados compartilharão seus conhecimentos e experiências com os alunos. “Este curso é fundamental para aprimorar as habilidades de nossos profissionais e garantir um atendimento ainda mais eficiente à população. Ganha o Corpo de Bombeiros, ganha a Aesp/CE e, principalmente, ganha o povo do Ceará, que terá profissionais de segurança pública cada vez mais capacitados”, concluiu Barreto.

A aula inaugural foi conduzida pela Dra. Patrícia Lopes Gaspar, médica intensivista que também atua como coordenadora da emergência no Hospital São Camilo. Além disso, ela é médica emergencista no Instituto José Frota, médica pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), e responsável pelos plantões na sala de parada cardíaca do Hospital Geral de Fortaleza. O tema da palestra foi “O Manejo do Paciente Afogado pelo Emergencista”, abordando as melhores práticas e protocolos para o atendimento de pacientes que sofreram afogamento, uma situação crítica que requer conhecimento e habilidades especializadas para garantir a melhor assistência médica possível.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Em sua fala, o Coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto, enfatizou a alta qualidade do curso e a experiência dos instrutores. “Vocês terão a oportunidade de aprender com os melhores. Estejam atentos às instruções e se dediquem ao máximo”, orientou. Por fim, o Coronel desejou boa sorte aos participantes e destacou o orgulho de contar com profissionais qualificados nas equipes de segurança do estado. “Vocês são a nossa tropa de elite, e espero que representem com honra o CBMCE e todas as instituições parceiras”, concluiu.

Continua após a publicidade

Ao todo, 26 profissionais da segurança pública do Ceará participam do curso, sendo 24 do Corpo de Bombeiros do Ceará, um da Polícia Militar do Ceará e um da Guarda Municipal de Fortaleza. As instruções seguem até o dia 29 de novembro.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Um dos participantes do curso é o operador de suporte médico da Ciopaer do Samu Ceará, Miguel Duran, que destacou a importância dessa capacitação. “Nosso objetivo é adquirir o máximo de conhecimento para aplicá-lo na prática, em benefício da população cearense”, afirmou Duran. O curso pretende promover a interação entre forças de segurança, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ciopaer e Samu. “Acreditamos que essa interação enriquecerá muito a qualidade do atendimento à nossa população”, concluiu o aluno.

Durante a solenidade, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará prestou uma homenagem especial à Turma de Guarda Vidas de 1994, reconhecendo a dedicação e o heroísmo dos seguintes bombeiros militares: Maj Fernando Chailon Rodrigues Fonteles; 2º Ten Kleber Oliveira Amaro; St Francisco de Assis Abreu Neto; St Reginaldo Lopes da Silva; St Marcelo Acelino Lima; St Enicodemos Barroso Saraiva e St Mario Pereira Farias. A homenagem foi uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho árduo e o comprometimento desses profissionais, que enfrentam situações de alto risco para proteger e salvar vidas.

Participaram da solenidade o Diretor-geral da Aesp/CE, Delegado Leonardo Barreto; o Coronel Comandante-Geral do CBMCE, Cláudio Barreto; o Comandante do Comando de Bombeiros da Capital, Coronel Anderson Alves Viana; o Comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, Tenente Coronel Daniel de Oliveira Landim; a médica emergencista, Dra. Patrícia Lopes Gaspar, além de coordenadores, monitores, docentes e instrutores do curso.

Com a realização do Curso de Salvamento Aquático, a Aesp/CE ratifica seu compromisso em não apenas capacitar os bombeiros militares, mas também contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação em segurança pública, preparando os profissionais para enfrentar os desafios do serviço de resgate aquático no Estado do Ceará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários