Fotos: Divulgação OAB/SC e Regina Suenes/ SAS
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família foi um dos órgãos participantes do workshop “Práticas e Vivências em Enfrentamento ao Tráfico Humano: A Experiência Americana”, promovido nesta quinta-feira, 3, pelo Fórum de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Santa Catarina e organizado pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com outras entidades. O evento foi realizado no auditório da OAB, em Florianópolis.
A gerente de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes da SAS, Regina Suenes, comenta que a Secretaria é uma das integrantes do Fórum e discute permanentemente esse tema para planejar ações. “O workshop é o resultado do nosso trabalho intersetorial e que é permanente. Foi mais um momento de tratar sobre o tráfico de pessoas”, disse.
Ela destaca que a informação é essencial porque o tráfico de pessoas acaba fazendo como vítimas as pessoas mais vulneráveis economicamente, ou outros aspectos. “Nesse contexto temos que incluir o contrabando de imigrantes que é uma pauta muito invisível e que precisa ser mais abordada”, opina.
O evento iniciou pela manhã com uma oficina sobre tratamento de casos práticos de tráfico human, abordando seus desdobramentos e o fluxo de atendimento às vítimas e palestras de membros da ONG americana “The Exodus Road”, conhecida internacionalmente por seu trabalho no combate ao tráfico de pessoas.
A programação contou ainda com a abordagem de técnicas de identificação e resposta a esse tipo de crime, além de fornecer tecnologias para apoiar as forças policiais, tendo como objetivo capacitar profissionais da rede de atendimento às vítimas de tráfico humano e instituições envolvidas no combate à prática, incluindo policiais civis e militares que poderão atuar como multiplicadores do conhecimento.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br
Mín. 24° Máx. 27°