Foto: Divulgação/Sicos
Uma comitiva de artesãos catarinenses representou Santa Catarina na Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) em Fortaleza, no Ceará. O evento, que ocorreu entre os dias 20 e 29 de setembro, é um dos mais importantes do setor no Brasil e reúne expositores de todo o país para celebrar a diversidade e a riqueza cultural por meio do artesanato. Durante a feira, os artesãos catarinenses comercializaram 915 peças, totalizando um faturamento de mais de R$ 99 mil.
O Governo do Estado apoia a participação da comitiva de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (Sicos) em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Assim, o Governo auxilia na exposição dos itens e geração de renda para os catarinenses.
“Essas feiras de repercussão nacional são excelentes oportunidades para mostrar o trabalho do artesão catarinense e portanto gerar faturamento e renda para Santa Catarina. O Governo do Estado é parceiro de quem trabalha e produz e garante movimentação no comércio”, disse o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.
Espaço catarinense na Fenacceserviu como mostra e ponto de venda para o artesanato de Santa Catarina. Foto: Divulgação/Sicos
A secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária (CEAES), Fabiana Lopes Ribeiro, destacou o protagonismo catarinense na feira. “A participação catarinense na feira foi um sucesso. Além das vendas, houve reconhecimento para os nossos artesãos. Assim, estamos muito contentes com o resultado e prontos para participar de novas feiras nacionais que valorizam o trabalho e a cultura”.
O artesão Jair Renato Farias, de Santa Catarina, recebeu um prêmio na Fenacce na categoria de mestres artesãos . Jair trabalha com fibras naturais e suas peças têm a capacidade de expressar a cultura e as memórias afetivas de Santa Catarina, criando paisagens e imagens encantadoras.
“Tive o privilégio de ser homenageado como o destaque da feira, e isso para mim é de uma importância muito grande. Isso porque, diante de tantos artistas e artesãos, ser escolhido como destaque com uma técnica inovadora e pouco comum é muito enriquecedor. Não só para mim, mas para todo o artesanato catarinense. Isso acaba sendo um ponto de referência para que as pessoas olhem para a nossa cultura”, relata o artesão.
Jair Renato Farias recebeu premiação em feira nacional em Fortaleza (CE) – Foto: Divulgação/Sicos
Mín. 22° Máx. 24°