Sexta, 04 de Outubro de 2024
24°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Justiça Justiça

Comitê de Governança de Privacidade e Proteção de Dados realiza reunião para discutir andamento dos processos de adequação à LGPD

Grupo é responsável por supervisionar e aprovar as Políticas de Segurança da Informação e de Privacidade e Proteção de Dados da PGE/SCO Comitê de G...

03/10/2024 às 16h03
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Grupo é responsável por supervisionar e aprovar as Políticas de Segurança da Informação e de Privacidade e Proteção de Dados da PGE/SC

O Comitê de Governança de Privacidade e Proteção de Dados (CGPDP) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) realizou, na tarde da última segunda-feira, 30, uma reunião com seus membros para discutir o andamento do processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Participaram do encontro os procuradores-gerais adjuntos para Assuntos Jurídicos, André Uba, para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, o corregedor-geral, Luiz Dagoberto Brião, e a Encarregada de Tratamento de Dados (DPO), Wendy Diaz Abreu.

Instância ao mesmo tempo consultiva e deliberativa, o Comitê tem a função de aprovar as Políticas de Segurança da Informação e de Privacidade e Proteção de Dados da PGE/SC e definir o Programa de Adequação à LGPD. O grupo foi instituído pela portaria GAB/PGE nº 75/2021, e é formado pelos procuradores-gerais adjuntos, além do corregedor-geral e do Encarregado de Tratamento de Dados da instituição. 

Desde a designação da nova DPO, uma série de iniciativas foram realizadas para aprimorar os sistemas de tratamento de dados na Procuradoria. Entre outras ações, em atuação conjunto com a Assessoria do Gabinete e a Consultoria Jurídica (Cojur), a Encarregada de Tratamento de Dados propôs uma nova regra de sigilo nos processos administrativos cadastrados no PGE.Net. Além disso, foram encaminhadas orientações ao Escritório de Processos, Projetos e Estratégias e à Gerência de Recursos Humanos (Gereh) sobre o aviso de privacidade da plataforma de candidatos à residência jurídica. 

Continua após a publicidade

Durante a reunião, os membros do CGPDP discutiram o andamento do processo de elaboração do Inventário de Dados. Etapa essencial na implementação da LGPD na instituição, essa iniciativa envolve o levantamento de todos os dados e informações pessoais que são tratados na PGE/SC. Esse processo contou com a criação de um formulário , a ser preenchido por todos os membros do Grupo de Trabalho Interno, que representam cada um dos núcleos e setores da PGE/SC.

Segundo Wendy, a elaboração do Inventário de Dados é um processo contínuo, que será revisado periodicamente pela Encarregada de Dados Pessoais. Até o momento, foram obtidas 54 respostas, de 20 setores distintos da instituição. “Com as informações obtidas por meio deste formulário, será possível mapear potenciais fragilidades nos sistemas utilizados pela PGE/SC, e planejar as políticas internas de segurança que deverão ser aplicadas na instituição”, explica ela. 

Continua após a publicidade

Serão ainda realizadas reuniões com cada um dos setores da Procuradoria para coleta de informações que eventualmente não apareçam nas respostas inseridas no formulário. Nessas reuniões, a DPO poderá acompanhar os processos de tratamento de dados nas rotinas diárias de cada setor, e analisar eventuais pontos a serem melhorados posteriormente. 

(Colaboração: Mateus Spiess).

Continua após a publicidade

Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários