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Estação Inverno: Samu atende mais de 6 mil ocorrências entre julho e setembro

Foto: Divulgação / SESO inverno terminou e com ele chegou ao fim o projeto Estação Inverno do Governo do Estado, um conjunto de ações e eventos par...

28/09/2024 às 07h10
Por: Redação Fonte: Secom SC
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Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação / SES

O inverno terminou e com ele chegou ao fim o projeto Estação Inverno do Governo do Estado, um conjunto de ações e eventos para destacar o potencial turístico e cultural da região serrana durante os dias frios. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou da iniciativa, com a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atendeu cerca de 6,2 mil ocorrências de forma ágil e eficiente à população e aos turistas da região no período da operação.

A Central de Regulação de Urgência do Samu de Lages registrou 6.204 ocorrências, entre os dias de 20 de junho e 22 de setembro. Destas, as maiores incidências foram casos clínicos adultos com 4.204, seguido de doenças cardiovasculares 1.164 e problemas neurológicos 857.

Para reforçar o atendimento na região, a Secretaria de Estado da Saúde implantou o serviço aeromédico do Samu, com a contratação de médicos e enfermeiros. Esse serviço oferece suporte avançado à vida (UTI aérea) e conta com a parceria do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), que dispõe de um helicóptero (Águia 04), para o atendimento de casos graves, resgates, ocorrências primárias e transporte aeromédico, que segue mesmo após o final da operação. “A união dos serviços, reduz o tempo de resposta a situações críticas, salvando mais vidas e proporcionando atendimento médico rápido e eficiente aos pacientes”, destaca Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.

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A Saúde estadual também investiu na aquisição de novos equipamentos para a operacionalização do serviço durante o inverno. A disponibilidade de tecnologias aprimoram a capacidade das equipes de saúde em fornecer cuidados de alta qualidade em situações de emergência, garantindo que os pacientes recebam o tratamento necessário durante o transporte, independentemente das condições ou da localização.

“Seguimos de prontidão, à disposição de toda população catarinense e visitantes em nosso Estado. Estes números demonstram a importância do serviço de atendimento móvel de urgência para acesso aos serviços de saúde no tempo e local certo. Desta forma, estamos cada dia mais próximos dos cidadãos, ampliando a oferta de serviços através de novas ambulâncias, motolâncias e incremento de médicos reguladores junto às Centrais, pelo número de telefone 192”, conclui Marcos Fonseca.

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