Terça, 24 de Setembro de 2024
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Maranhão

Governo do Estado promove ações para qualificar diagnóstico de morte encefálica no Maranhão

Sob a coordenação da Central Estadual de Transplantes (CET), a capacitação faz parte de uma série de ações estratégicas do Plano de Aceleração de T...

24/09/2024 às 21h16
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Curso sobre diagnóstico de morte encefálica (Foto: Joyce Andrade)
- Curso sobre diagnóstico de morte encefálica (Foto: Joyce Andrade)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu o curso sobre diagnóstico de morte encefálica, direcionando aos profissionais médicos e enfermeiros, em particular, aos que atuam nas unidades do interior da rede estadual de saúde. 

Cerca de 100 profissionais de saúde participaram do curso, segunda-feira (23), em São Luís (MA). Sob a coordenação da Central Estadual de Transplantes (CET), a capacitação faz parte de uma série de ações estratégicas do Plano de Aceleração de Transplantes do Maranhão no estado.  

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que os profissionais de saúde são parte essencial no diálogo com a sociedade sobre a doação de órgãos, bem como ressaltou o fortalecimento do Plano de Aceleração de Transplantes. 

“Estamos empenhados em conscientizar as pessoas sobre a doação órgãos, e em estratégias que reduzam o tempo de espera dos pacientes em listas. O curso para os profissionais faz parte do processo iniciado em 2023, que busca qualificar o processo e assim ampliar o número de doadores. Apostamos também no amplo diálogo e esclarecimentos à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Capacitação

O curso foi direcionado aos profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e que possuem mais de um ano de experiência no manejo de pacientes neurocríticos. Somente profissionais habilitados e após ter seguido todas as orientações do Protocolo podem atestar a morte encefálica e com validação da Central Estadual de Transplantes (CET).

O foco do treinamento foi nos critérios e no passo a passo do Diagnóstico de Morte Encefálica (CDME), incluindo a abertura do protocolo, a comunicação com a Central de Transplantes e o preenchimento do documento necessário para atestar o diagnóstico. 

O coordenador da Central de Transplantes do Maranhão, Hiago Sousa, enfatizou a importância da regionalização da rede de transplantes como parte do Plano de Aceleração de Transplantes do estado. “Estamos focados em capacitar médicos e enfermeiros do interior para que o diagnóstico de morte encefálica seja realizado em suas localidades, garantindo um atendimento de qualidade e aumentando o número de doadores”, explicou. 

Médico intensivista na cidade de Caxias, Jean Pereira, destacou a relevância do treinamento. “Essa iniciativa da Secretaria é muito oportuna. Capacitar os profissionais que trabalham nas UTIs para fazer o diagnóstico de morte encefálica é fundamental para fortalecer a rede de saúde e melhorar a captação de órgãos em nosso estado”. 

Setembro Verde

Neste ano, o tema da campanha do Setembro Verde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é “Doação de órgãos – Fale sobre isso”, que reforça a necessidade do diálogo sobre a doação. Com a doação de órgãos, um único paciente pode salvar até oito vidas. Atualmente, 903 pessoas aguardam transplantes na lista do Maranhão, sendo que 661 esperam por transplantes de córneas, 236 por transplante de rim e 6 por fígado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários