Terça, 24 de Setembro de 2024
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral SAÚDE E MEIO A...

Projeto ambiental do CIIR promove a integração social por meio de plantio de mudas ornamentais e hortaliças

A atividade pretende transformar áreas urbanas e particulares em ambientes arborizados por meio do envolvimento direto da comunidade visando à COP30

24/09/2024 às 21h01
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O "Canteiro com a Comunidade", projeto de sustentabilidade desenvolvido pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em bairros de Belém, além de ser realizado em vias, desta vez contemplou quintais de residências, na tarde desta terça-feira, 24, iniciativa que tem o objetivo de promover educação ambiental e integração social por meio de plantio de mudas Ornamentais (onze-horas, coleus, mini ixora e tapete de rainha) e hortaliças (couve, cebolinha, cariru, alecrim e sementes de cheiro verde) em pneus personalizados para fomentar também o incentivo a uma alimentação saudável.

A atividade é coordenada pela Comissão de Sustentabilidade da instituição, em parceria com a Oficina de Artes Visuais, que pretende, transformar áreas urbanas e particulares em ambientes arborizados por meio do envolvimento direto da comunidade visando à COP30 - Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU), que será realizada em novembro de 2025, em Belém.

"O projeto oferece aprendizado e interação social, permitindo que a comunidade fique envolvida ativamente no propósito de levar iniciativas de impacto ambiental a diferentes áreas da cidade, especialmente àquelas que mais necessitam de projetos de reconstrução. Além de saúde, o CIIR se preocupa com a proteção ao meio ambiente. A COP está chegando e a instituição será uma das engajadoras com suas ações de sustentabilidade", destaca Denise Morais, presidente da Comissão de Sustentabilidade.

Durante a atividade, os participantes puderam personalizar pneus que serão utilizados como "vasos" para o cultivo de diversas espécies de mudas ornamentais e hortaliças, contribuindo assim, para a reconstrução de espaços públicos e particulares que possibilitem criação de mais áreas verdes na cidade.

Continua após a publicidade

Entre os contemplados com a ação de educação ambiental foi a família de Paula Barros, de 32 anos, que recebeu a Comissão de Sustentabilidade no quintal de sua casa.

"Ao proporcionar este projeto a bairros periféricos, principalmente, onde há muito lixo em razão de atitudes da maioria das pessoas de descartarem incorretamente em qualquer lugar, o projeto chega às calçadas e meio-fio, e receber o CIIR em minha casa, no meu quintal, é estar colaborando e contribuindo para a conscientização. Uma instituição séria que vem e faz esse trabalho, eu penso que é fundamental para a conscientização da sociedade, mesmo, e entender que nós fazemos parte da natureza; se não contribuir com ela, no futuro pode deixar de existir".

Continua após a publicidade

Compartilhando da mesma ideologia, em outro ponto da cidade, Ivanete Mendes, 56 anos, mora há 34 anos às margens do Canal São Joaquim e revela que a comunidade recebeu pela primeira vez ação como essa.

“Gostei desse projeto para incentivar as pessoas a não jogarem mais lixo nas ruas e canais, porque é muito triste para a natureza. Parabéns ao CIIR pela iniciativa de cuidar do meio ambiente junto à comunidade. Deixa o espaço bonito, alegre, sadio e abre oportunidade de as crianças brincarem em um espaço colorido e atrativo”.

Continua após a publicidade

Referência -O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço:O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários