Iniciativa promovida pela Semae e o Sebrae/SC abordará temas como economia circular, empreendedorismo feminino e gastronomia sustentável
A temática ESG (Environmental, Social, Governance) – Ambiental, Social, Governança, em português –, está cada vez mais latente, especialmente diante dos recentes episódios relacionados à mudança climática. Uma das formas de enfrentar os desafios atuais é implementar práticas sustentáveis nas empresas. Para debater o tema, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), em parceria com o Sebrae/SC, promove o evento Conexão Empresas Sustentáveis no dia 24 de setembro, das 8h às 18h, no auditório da sede do Sebrae, em Florianópolis.
O evento é voltado aos empreendedores que participaram do Programa Empresas Sustentáveis e para interessados na temática, com vagas limitadas. Os interessados podem fazer a inscrição por meio do site Pensa no Evento .
“De um modo geral, as empresas de médio e grande porte realizam gestão em sustentabilidade. Pensando em oferecer também às micro e pequenas empresas a mesma oportunidade, o governo catarinense criou o programa Empresas Sustentáveis, realizado em parceria com quem entende deste público, o Sebrae. O clima e a biodiversidade são duas das mais importantes agendas da atualidade e as bases do Programa Empresas Sustentáveis. Garantindo sua interligação e aplicando no mundo dos pequenos negócios com propósito damos um passo rumo a empresas mais responsáveis e mais preparadas, a um mercado mais sólido e a uma sociedade mais resiliente”, reforça o secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Guilherme Dallacosta.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, destaca que o encontro busca fomentar a inclusão das micro e pequenas empresas catarinenses no caminho do ESG. “Por meio do programa Empresas Sustentáveis, oferecemos às empresas que atendem aos requisitos mínimos de desempenho o selo de reconhecimento ‘Rumo ao ESG’. Para conquistá-lo, a empresa passa por um processo de validação das evidências de evolução de seu desempenho ESG com o apoio de uma consultoria do Sebrae/SC, podendo renovar o selo anualmente”, explica.
Durante o evento haverá uma cerimônia de Reconhecimento do Selo ESG para as empresas que completaram o processo de consultoria dentro dos critérios estabelecidos pelo programa em 2024 e para aquelas reconhecidas em 2023, que evidenciaram evolução dos compromissos assumidos nos últimos 12 meses.
Além disso, Soraya Tonelli, chefe de gabinete da diretoria de Administração e Finanças do Sebrae/SC e Camila Almeida, gestora de Sustentabilidade, apresentarão A Política de Sustentabilidade do Sebrae/SC. Ao lado delas, a gestora estadual do Programa Empresas Sustentáveis, Alessandra Pinheiro, apresentará os resultados do Programa junto às micro e pequenas empresas atendidas.
O Conexão Empresas Sustentáveis também abordará temas como Economia Circular, Empreendedorismo Feminino e Gastronomia Sustentável, com a participação de empresários que já possuem o selo Rumo ao ESG.
Durante o evento, será lançado o Catálogo Empresas Sustentáveis, com o objetivo de fomentar o encadeamento produtivo entre pequenos negócios comprometidos com a sustentabilidade.
Sobre o Empresas Sustentáveis
O Programa Empresas Sustentáveis é uma parceria do Sebrae/SC com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde e visa fomentar a sustentabilidade nos pequenos negócios catarinenses, em que os empresários recebem um diagnóstico completo da sua empresa e um plano de ação com proposições de inovações. As empresas interessadas em participar podem se inscrever neste link.
Serviço:
Mín. 24° Máx. 27°