Segunda, 20 de Janeiro de 2025
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Economia Economia

Governadora em exercício Marilisa Boehm reafirma apoio do Estado para fortalecer setor de comércio varejista

Fotos: Richard Casas / GVGA governadora em exercício Marilisa Boehm reafirmou o apoio do governo catarinense para o ambiente de negócios durante a ...

19/09/2024 às 23h12
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Fotos: Richard Casas / GVG

A governadora em exercício Marilisa Boehm reafirmou o apoio do governo catarinense para o ambiente de negócios durante a abertura do Omnivarejo 2024. No evento que iniciou na noite desta quinta-feira, 19, em Balneário Camboriú, ela destacou os investimentos do Estado para fortalecer o comércio lojista.

“O nosso papel é realmente melhorar esse ambiente no que diz respeito a infraestrutura, segurança, a desburocratização dos processos de licenciamento e também o apoio, muitas vezes, com crédito no caso do micro e pequeno empreendedor”, explicou Marilisa para uma plateia formada por empresários catarinenses e de todo o Brasil.

Realizado no Expocentro, o evento integra a 57a Convenção Nacional e a 49a Convenção Estadual da área de comércio lojista e reúne até o próximo dia 22 especialistas para discutir as principais tendências que já estão em uso e indicando o futuro do setor.

Em seu discurso, a governadora em exercício disse ainda que o governo tem procurado ampliar o acesso ao trabalho de crédito que alavanca o desenvolvimento dos negócios. “É uma engrenagem que fortalece nossas indústrias, abre portas no mercado de trabalho e tem retorno positivo para a receita do Estado. O governo deve ajudar e não atrapalhar, como sempre diz o nosso governador Jorginho Mello. Por isso, Santa Catarina tem se destacado no cenário nacional pela coragem e pela criatividade dos seus empreendedores. Nossos comerciantes são verdadeiros guerreiros, que enfrentam desafios diários com determinação e inovam constantemente para atender às necessidades de nossos consumidores”, comentou.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Resultados contundentes

E o empenho do governo estadual, argumentou Marilisa, gera resultados contundentes. “O volume de vendas do nosso comércio varejista ampliado cresceu 7,9% entre janeiro e julho de 2024, acima da média nacional. O percentual representa forte aumento frente ao mesmo período do ano passado, bem como demonstra o aquecimento da economia catarinense”, citou. O destaque de 2024 é o setor de veículos, motocicletas e peças, que cresceu 20,9% entre janeiro e julho. O aumento de 7,9% no acumulado do ano fez Santa Catarina figurar entre os estados que mais avançaram em 2024.

Além disso, a governadora em exercício evidenciou também que o Estado tem a menor taxa de desemprego do país e poder de compra crescente. “Ou seja, as condições estão muito favoráveis, comprovando como a nossa economia é pujante e diferenciada. E nós estamos de portas abertas para todos que queiram investir aqui”, concluiu.

O Omnivarejo 2024 é promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), que tem mais de 43 mil empresas associadas e está presente, por meio das Câmaras de Dirigentes Lojistas, em quase todos os municípios catarinenses. Com o apoio da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da CDL de Balneário Camboriú, os organizadores pretendem que durante três dias os mais de 3 mil inscritos tenham acesso a workshops e palestras, além da chance de realizar networking.

A meta é fortalecer os empreendedores para atuar assertivamente no omnivarejo, conceito que não é uma mera tendência, mas uma realidade criada durante a pandemia. O consumidor é mais do que nunca centro das atenções e a tecnologia é ferramenta básica para assegurar o consumo, que migrou fortemente para o mundo digital.

Mais informações:
Jornalista Alessandro Bonassoli
Assessoria de Comunicação
Gabinete da Vice-governadora
(48) 9-9919-8372 / (48) 3665-2186
E-mail: alessandro.bonassoli@gvg.sc.gov.br

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários