Domingo, 24 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Economia Economia

Nova edição do Balanço Cidadão traduz a prestação de contas do Governo de SC para os jovens

Com história ilustrada e gráficos intuitivos, publicação demonstra de forma didática como os recursos estaduais foram aplicados em 2023Como explica...

16/09/2024 às 19h56
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Com história ilustrada e gráficos intuitivos, publicação demonstra de forma didática como os recursos estaduais foram aplicados em 2023

Como explicar conceitos complexos que compõem a gestão das finanças públicas estaduais, como orçamento, receita e despesa, de um jeito compreensível e atrativo para o público infantojuvenil? A nova edição do Balanço Cidadão do Estado traduz a prestação de contas do Governo de Santa Catarina oferecendo uma experiência de leitura leve, descomplicada e divertida.

Com personagens cativantes e uma narrativa didática, a publicação demonstra como os recursos estaduais foram aplicados em 2023 por meio de ilustrações e gráficos intuitivos, que tornam o conteúdo mais acessível sem comprometer a qualidade das informações. O Balanço Cidadão é elaborado anualmente pela Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF) da Secretaria de Estado da Fazenda.

O último Balanço acompanhava uma viagem da família do Miguel e da Catarina, um casal que aproveitava as férias com os filhos Pedro e Helena para conhecer as regiões do etado. A novidade desta edição é que os irmãos já estão mais crescidos e o enredo principal se passa na escola do Pedro, onde o professor Caduceu ajudará na compreensão das lições mais difíceis. Ele explica, por exemplo, como funciona a estrutura administrativa do País, do Estado e dos municípios, além da engrenagem do planejamento orçamentário.

Continua após a publicidade

:: O Balanço Cidadão 2023 já está disponível neste link

O novo volume também traz informações sobre a arrecadação de tributos e a destinação de recursos nas principais áreas de governo, como Saúde, Educação e Segurança.

Continua após a publicidade

Diretora da DCIF, a auditora de finanças Vera Lúcia Hawerroth Santana explica que o Balanço Cidadão 2023 é baseado no Balanço Geral do Estado — uma publicação prevista em lei, já entregue pelo governador Jorginho Mello e aprovada pelo Tribunal de Contas (TCE/SC).

“O acesso à informação também é uma forma de cidadania. Com uma linguagem acessível, o Balanço Cidadão contribui para aproximar os mais jovens e a sociedade como um todo das contas públicas. É uma ferramenta de transparência fundamental para que os catarinenses possam entender o funcionamento da administração dos recursos públicos e auxiliar no controle e na fiscalização do que foi aplicado pelo Estado”, destaca a diretora.

Continua após a publicidade

“As iniciativas de transparência na administração pública constituem uma política de gestão responsável que favorece o exercício da cidadania pela população, por isso nossa equipe elabora o Balanço Cidadão desde 2017, com o objetivo de apresentar a prestação de contas governamental numa linguagem cidadã e de fácil entendimento”, complementa a auditora de finanças e gerente de Prestação de Contas do Governo, Rosangela Della Vechia.

Jogos temáticos e exercícios

A experiência de aprendizado do Balanço Cidadão inclui uma sessão de jogos que reforça o conteúdo apresentado na cartilha. São desafios temáticos de cruzadinha e caça-palavras. Também são oferecidos exercícios associados aos assuntos apresentados, com seus respectivos gabaritos.

Cartilha nas escolas

Representantes de instituições de ensino interessados em trabalhar com a cartilha junto aos alunos podem procurar a Gerência de Prestação de Contas do Governo da Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais, que é responsável pela publicação, no e-mail gcont@sef.sc.gov.br.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2504
ascom@sef.sc.gov.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários