Combater à violência de natureza mais grave é uma das principais missões do Comando Tático Motorizado (Cotam), que completa hoje (6) 25 anos de atuação no Estado do Ceará. A tropa é oriunda do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e atua em toda a Capital e Região Metropolitana de Fortaleza.
Fundado em 1999, o Cotam surgiu como uma companhia do antigo Batalhão de Choque e era responsável por patrulhar corredores comerciais e combater roubo a bancos e instituições financeiras. Hoje, a tropa possui em torno de 190 policiais militares capacitados para intervir em ocorrências de média e alta complexidade, principalmente em regiões com elevados índices criminais.
“Nos dias atuais, a atuação da Cotam está voltada para o patrulhamento tático motorizado na Capital e municípios da Região Metropolitana de Fortaleza como uma forma de suplementação do policiamento ostensivo geral buscando combater a violência praticada pelos grupos criminosos”, detalha o comandante da Cotam, coronel Marcos Aurélio Leandro.
As ações do comando estão voltadas para o combate ao tráfico de drogas, porte ilegal de armas, assaltos a bancos e carros fortes, crimes letais violentos intencionais, crimes violentos contra o parimônio, dentre outros delitos. A capacidade de atuação dos policiais do Cotam se comprova com o rigoroso treinamento que eles enfrentam até ingressar na tropa especializada. Um treinamento que dura em torno de 45 dias em que são submetidos a Testes de Avaliação Física, Teste de Avaliação Técnica e Teste de Condução de Viaturas.
Ao longo do ano de 2024 o Cotam apreendeu mais de 240 armas de fogo – revólveres, pistolas, espingardas e fuzis – configurando quase uma arma apreendida por dia. Realizaram-se, ainda, quase 500 procedimentos, divididos entre flagrantes, termos circunstanciados de ocorrências (TCO) e cumprimentos de mandados de prisão.
Os policiais da Cotam trabalham em turnos e doze horas e as viaturas estão diuturnamente nas ruas. Além disso, os policiais estão devidamente equipados para melhor servir a população cearense. “O povo cearense clama por segurança e o Cotam sempre está e estará à disposição para atender os anseios da nossa sociedade alencarina”, reforça o Comandante.
Mín. 25° Máx. 28°