Novos veículos serão distribuídos entre Copac, Ronda Escolar e Patrulha Maria da Penha, contemplando Capital, Região Metropolitana e Interior
A população de Fortaleza e demais regiões do Ceará agora conta com 51 novas viaturas da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Nesta sexta-feira (6), o governador Elmano de Freitas realizou a entrega dos veículos, na Capital, acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; do comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo; da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela; entre outras autoridades.
Os veículos, do modelo Toyota Yaris, serão distribuídos entre Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), Ronda Escolar e Patrulha Maria da Penha. Serão cinco viaturas para o Copac, em Fortaleza, e o restante para os Batalhões e Companhias Independentes localizados na Região Metropolitana e Interior. Cada um receberá dois carros (1 Ronda Escolar e 1 Patrulha Maria da Penha).
“Um investimento de mais de R$6 milhões. Nós continuamos em passos firmes no fortalecimento da Polícia Militar do Ceará, para dar condições de trabalho aos policiais, com viaturas novas. Em alguns dias vamos colocar mais policiais nas ruas, realizando concursos para as nossas Forças de Segurança e vinculadas, para o enfrentamento do crime no Ceará”, afirmou o governador.
Com a nova entrega, o Governo do Ceará chega a 400 veículos entregues às Forças de Segurança do Estado em 2023 (134) e 2024 (266). Dentro do programa Ceará Contra o Crime, o Governo do Estado vai entregar 1.515 veículos até o fim de 2026.
“O Governo do Estado investe nesses equipamentos mais novos, modernos, para dar dignidade ao policial, dar condições dele se deslocar até onde a população está e, especialmente, mulheres vítimas de violência, escolas e o patrulhamento comunitário”, reforçou o titular da SSPDS, Roberto Sá.
Elmano de Freitas também destacou o auxílio das viaturas para a proteção às mulheres. “Os dados do Fórum Nacional de Segurança Pública apontam, pelo segundo ano, o Ceará como o estado com o menor número de casos de feminicídio. Isso não quer dizer que os dados nos acomodem, pois nos estimulam a trabalhar mais para que possamos reduzir a violência contra as mulheres no Ceará”, acrescentou.
Os policiais militares que atuarão na Ronda Escolar e Patrulha Maria da Penha farão uma capacitação com os profissionais do Copac. “Estamos fortalecendo o Copac para o programa Maria da Penha e a Ronda Escolar. O acompanhamento [das mulheres vítimas de violência] é feito através de visitas, para que a gente possa realmente fazer com que elas estejam mais seguras e, logicamente, trabalhando muito forte na prevenção”, explicou o comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo.
Sobre a segurança nas escolas, a titular da Seduc, Eliana Estrela, falou sobre o trabalho integrado para uma ação preventiva. “É uma importante parceria para fortalecer cada vez mais a segurança dos nossos estudantes, dos professores, das professores, das escolas como um todo”, disse a gestora.
Copac – Fortaleza
5 viaturas
2º Crpm – Região Metropolitana
Caucaia
Maracanaú
Eusébio
Paracuru
Maranguape
Horizonte
3º Crpm – Interior Norte
Sobral
Canindé
Cratéus
Tianguá
Camocim
Granja
Baturité
4º Crpm – Interior Sul
Russas
Juazeiro
Quixadá
Iguatu
Tauá
Aracati
Jaguaribe
Brejo Santo
Campos Sales
Icó
Mín. 25° Máx. 28°