Até quinta-feira, 5 de setembro, o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli, participa da missão internacional da Associação Catarinense das Fundações Educacionais ( Acafe ) 2024, que visa fortalecer parcerias globais para a educação catarinense a partir de agendas na Finlândia e na Suécia.
A viagem teve início em 23 de agosto e já contou com visitas a instituições de ensino superior (IES) finlandesas, como a Universidade de Helsinque e a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku , à Embaixada do Brasil em Helsinque, ao Centro de Pesquisa de Futuros da Finlândia e ao Ministério de Educação e Cultura do país.
Além de estabelecer parcerias com organizações das duas nações visando a internacionalização das universidades de Santa Catarina, a missão objetiva compartilhar conhecimento e experiências entre os países, assim como explorar novas práticas educativas e tecnologias, com métodos e ferramentas que possam ser aplicados no Brasil.
A comitiva é formada pelo reitor da Udesc, reitores e representantes de outras IES vinculadas ao sistema Acafe, e por membros do governo estadual, incluindo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, e a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders.
Esta semana a comitiva realizará visitas a instituições suecas, tais como a Universidade de Estocolmo, o Instituto Real de Tecnologia e a Escola de Economia, localizada na capital do país.
Durante a viagem de Fragalli, a vice-reitora da Udesc, Clerilei Bier, atua como reitora em exercício da instituição. A missão da Acafe encerra na quinta-feira,5, com a chegada dos participantes em Florianópolis.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
Mín. 24° Máx. 25°