As professoras Dayane Montemezzo e Luciana Sayuri Sanada, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram de curso internacional sobre acompanhamento de bebês prematuros que foi promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (Abrafin) entre sexta-feira, 30, e domingo, 1º, no Rio de Janeiro.
O curso abordou técnicas de General Movements Assessment (avaliação dos movimentos gerais), usadas, por exemplo, para acompanhar recém-nascidos e fazer o diagnóstico precoce de paralisia cerebral. O conteúdo foi ministrado pelo neuropsiquiatra Andrea Guzzetta, que é professor da Universidade de Pisa, na Itália, e instrutor sênior do método GM Trust.
“Tivemos apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do projeto multicêtrico internacional ‘Um olhar para os nossos pequenos guerreiros: O programa Speedi e suas potencialidades para o acompanhamento dos bebês prematuros que vivem em cenários internacionais de baixa e média renda: ensaio clínico multicêntrico’, e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia do Cefid (PPGFT), via Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, destaca a professora Dayane.
Além do PPGFT, ela e a professora Luciana integram o Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid e coordenam o programa de extensão “ EstimulAção: a criança em foco “, vinculado ao Laboratório de Desenvolvimento e Controle Postural (Ladescop).
O curso também teve participação de integrantes da equipe do projeto “Um olhar para os nossos pequenos guerreiros: O programa Speedi e suas potencialidades para o acompanhamento dos bebês prematuros que vivem em cenários internacionais de baixa e média renda: ensaio clínico multicêntrico”, que é financiado pelo CNPq e coordenado pela professora Silvana Alves Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com a Udesc Cefid e a ONG Fisioterapeutas Sem Fronteiras | Voluntariado na Tanzânia.
“Este momento é o marco de uma parceria iniciada há alguns anos com a professora Silvana, a qual tive a oportunidade de consolidar por meio de estágio pós-doutoral neste último ano, na UFRN, além de ampliar com outros colegas parceiros que integram a equipe”, afirma a professora Dayane.
Sobre o programa EstimulAção
Com uma proposta preventiva, terapêutica e educativa, o programa de extensão “EstimulAção: A criança em foco” promove quatro ações pela Udesc Cefid:
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail luciana.sanada@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8627, do Ladescop.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637
Mín. 24° Máx. 25°